O conflito entre a China e os Estados Unidos fica cada dia mais parecido com a “Guerra Fria 2.0”. O último episódio que agitou o mundo foi o “balão de espionagem chinês”, derrubado em território americano. O Partido Comunista da China (PCC) afirmou que a máquina tinha o objetivo de produzir “estudos meteorológicos”.
O balão foi abatido por um caça F-22 da Força Aérea dos EUA na costa da Carolina do Sul, no último sábado, uma semana depois de entrar no espaço aéreo norte-americano. Apesar de ter sido descrito pela inteligência dos Estados Unidos como um objeto de espionagem, as autoridades chinesas afirmaram que “alguns políticos e a mídia usaram o incidente como pretexto para atacar e difamar a China”.
De acordo com o Departamento de Defesa dos EUA, conhecido como o Pentágono, o objeto voador foi abatido enquanto sobrevoava o mar e teve a maior parte de seus destroços coletados pelo navio de desembarque USS Carter Hall. Oficiais norte-americanos recolheram os restos do balão e afirmam que ele faz parte de um programa de vigilância dos militares chineses.
NEW RELEASED PHOTOS
US Navy sailors assigned to Explosive Ordnance Disposal Group 2 recover a Chinese high altitude balloon off the coast of Myrtle Beach, South Carolina, Feb. 5. pic.twitter.com/rAvDE8xviG
— Ryan Chan 陳家翹 (@ryankakiuchan) February 7, 2023
O balão espião chinês e sua trajetória
O Departamento de Estado dos EUA informou que o balão tinha diversas antenas em um arranjo que “provavelmente conseguia coletar e geo-localizar comunicações”. Os painéis solares da máquina eram grandes o suficiente para produzir energia para operar “vários sensores ativos de coleta de inteligência”.
Segundo o UOL, algumas características do balão foram relatadas:
- É um equipamento que voa em altitudes elevadas;
- Pode ser equipado com sensores de alta tecnologia capazes de captar transmissões de rádio, celular e outras que não podem ser captadas por satélites, por exemplo;
- Opera de 24 km a 37 km de altitude, muito acima de rotas comerciais (no máximo 12 km de altitude);
- Geralmente movido por correntes de vento;
- Pode funcionar com energia solar;
- Também pode ser guiado à distância;
- Muito usado pelos EUA e pela União Soviética durante a Guerra Fria;
- Considerado uma alternativa e em relação a satélites.
A máquina iniciou sua viagem controlada em território norte-americano em 28 de janeiro. O balão foi rastreado sobre Montana no início de fevereiro, logo depois de viajar pelas Ilhas Aleutas e pelo Canadá.
Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 58 da Revista Oeste
Eu tenho lá minhas dúvidas sobre espionagem por balão. Ora, estamos numa era de alta tecnologia , satélites, a China iria usa um balão?
BIZARRO…
Em 1993 um amigo me disse o seguinte : Prefiro dormir num quarto fechado com 10 víboras do que com apenas um chinês.
Achei meio pesado naquela época, mas hoje, vejo que ele tinha total razão.
Os Estados Unidos agiram de forma rápida e precisa. Protegeram seu território de espiões chineses. Esse balão, com certeza, não tem nada de meteorológico. Foi visto um outro balão chinês na Colômbia. Aqui, no Brasil, por enquanto, não chegou nenhum. Se chegar, será muito bem vindo por Lula, o PT e essa Esquerda corrupta, reacionária e aliada ao regime chinês. Além do mais, um balão desses em território brasileiro obteria todas as informações de que necessita para identificar as riquezas vegetais e minerais. Esses balões podem representar o início do fim da região amazônica. Que Deus ajude o Brasil
🤜🏼🤛 !👏👏👏👏👏👏👏👏👏!
Enquanto isso o povo chinês morre de fome
Como todo país COMUNISTA, a China precisa ser combatida de forma contínua e contundente. Foi e ainda é um erro, tratar e pensar que países comunistas, quaisquer que sejam, possam ser “parceiros” … a ganância comercial do capitalismo pode causar o seu fim …
A China tem expediente mentiroso e sorrateiro. Herança da estratégia de um sistema político onde o controle da informação é a base de sustentação do país. Querem controlar o mundo uma vez que o país já está duramente controlado pela mão de ferro do comunismo
“pretexto para atacar e difamar a China”… faça-me o favor… A China não precisa que ninguém use pretextos para difamá-la, ou melhor, para dizer apenas o que ela é de fato. Com sua política expansionista, sua ânsia de controlar o mundo, seus vírus espalhados pelo mundo todo causando milhões de mortos, suas ilhas artificiais militarizadas expandindo seus domínios, suas práticas comerciais abusivas, sua opressão sobre seu próprio povo, só não vê a China como ela é, quem é da extrema esquerda e é subserviente a ela, ou quem não quer ver. A China não precisa ser difamada. Ela é o que é.
Falou tudo!!!
🤜🏼🤛👏👏👏👏👏👏👏👏👏