Agência Italiana alerta para ataque hacker global

Ataque atingiu países como Itália, França, Finlândia, Canadá e EUA

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Ataque atingiu milhares de computadores pelo mundo
Ataque atingiu milhares de computadores pelo mundo | Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Segurança Cibernética da Itália (ACN) fez um alerta neste domingo, 5, sobre um ataque hacker a milhares de servidores de computador em todo o mundo. O órgão pede que todas as organizações tomem medidas para proteger seus sistemas.

O ataque cibernético teria usado um ransomware — um tipo de vírus que sequestra arquivos de computadores e servidores, enquanto os responsáveis pedem resgastes. À Reuters o diretor-geral da ACN, Roberto Baldoni, disse que os ataques tentaram explorar a vulnerabilidade de softwares em grande escala.

Servidores de países como França, Finlândia, Canadá e Estados Unidos foram afetados. Dezenas de organizações italianas  foram atingidas. Várias aplicaram protocolos rígidos de segurança para evitar bloqueios em seus sistemas.

-Publicidade-

Clientes de empresas italianas de telefonia relataram problemas na conexão com a internet durante o domingo, mas não foi confirmado se há envolvimento com o ataque hacker.

No começo do ano, um relatório do órgão de segurança cibernético da Itália apontou uma alta de 138% nos ataques hackers no país em 2022, na comparação com 2021. O motivo seria o apoio italiano à Ucrânia contra a Rússia.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.