Enquanto ministros da agricultura de toda a União Europeia (UE) discutem em Bruxelas, na Bélgica, a crise no setor, produtores rurais se reúnem em novos protestos, nesta segunda-feira, 26. Entre as reivindicações, eles exigem dos governos que fazem parte do bloco o fim de regras ambientais rigorosas impostas ao segmento.
+ Conselho da União Europeia vai discutir ações para reduzir encargos sobre agricultores
De acordo com a agência de notícias Reuters, os agricultores bloquearam uma passagem de fronteira entre a Polônia e a Alemanha, jogaram garrafas na polícia em Bruxelas e se reuniram em Madri, na Espanha.
Eles protestam por causa dos planos da UE de impor limites ao uso de produtos químicos e às emissões de gases de efeito estufa.
+ Agricultores europeus prometem continuar com protestos contra agenda ambiental
De acordo com os produtores rurais do continente, isso poderia resultar na redução da produção e da renda. Eles também exigem medidas contra os preços baixos dos supermercados e o que eles dizem ser uma concorrência desleal de países não pertencentes à UE, em particular a Ucrânia.
Projetos poderão reduzir ônus
Os Estados-membros da União Europeia estão discutindo no Conselho Agrícola, na capital da Bélgica, uma série de projetos de curto e médio prazo para reduzir o ônus administrativo sobre os agricultores, que podem servir de base para discussões e ações conjuntas com os países do bloco.
Leia também: “A revolta dos agricultores“, reportagem de Artur Piva e Branca Nunes publicada na Edição 203 da Revista Oeste