Uma quantidade significativa de água foi encontrada no solo de Marte. A sonda ExoMars Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia (AEE), é a responsável pelo achado, divulgado na quarta-feira 15.
Para localizar o recurso natural foi utilizada uma tecnologia chamada Detector de Nêutrons Epitérmicos de Resolução Fina. Essa ferramenta consegue achar amostras de hidrogênio a quase 1 metro de profundidade da superfície.
A maior parte da água está congelada no fundo das crateras da região Valles Marineris. O local é 20 vezes maior que o Grand Canyon, no Arizona (EUA). O fluido deve permanecer congelado devido às baixas temperaturas da localidade.
“A sonda em Marte revelou uma área com uma quantidade rara e grande de hidrogênio no colossal sistema de cânion Valles Marineris: assumindo que o hidrogênio que vemos está ligado às moléculas de água, até 40% do material próximo à superfície nessa região parece ser água”, disse Igor Mitrofanov, cientista-chefe do telescópio Frend, em um comunicado à imprensa.
Leia também: “A colonização do espaço já é uma realidade”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 61 da Revista Oeste
Kkk… Logo teremos algumas empresas vendendo água ‘de Marte’, apoiadas por boatos (ou ‘comprovação científica’) de seus poderes afrodisíacos, cujo efeito colateral é deixar algumas partes do corpo esverdeadas. Por aqui há o risco de se tornar obrigatório.