No reino animal, nem sempre aquele que pesca fica com o peixe. Isso porque, durante um passeio em um safári na África do Sul, um turista registrou o momento em que uma águia “rouba” a pescaria de duas outras aves. Duas cegonhas perderam a sua refeição para uma águia-pescadora.
As cegonhas da espécie bico-de-sela moviam-se lentamente às margens de um pequeno lago na África do Sul em busca do seu peixe para o café da manhã. Subitamente, uma águia-pescadora pousou no local e, com bastante astúcia, roubou um pequeno peixe que estava no chão.
O mais forte é o mais esperto
A águia adotou uma estratégia curiosa: abriu suas asas e inclinou-se para a frente, com ar imponente, a fim de mostrar às cegonhas que elas, mesmo em dupla, não eram espertas o bastante para competir por um peixe com a rainha dos ares.
As cegonhas perderam o fruto do seu árduo trabalho. Esses animais têm hábitos de pesca bastante meticulosos e são muito pacientes. Na natureza, é comum vê-los esperar na água por horas a fio, as cegonhas ficam paradas como estátuas observando os peixes que se aproximam. Os ataques, porém, são ligeiros; as aves usam os seus longos e afiados bicos como lança para prender os peixes.
Ao site LatestSightings, especializado em safáris, o turista que registrou o “roubo” da águia contou: “Foi tenso quando a águia deu mais alguns passos e, num movimento rápido, arrebatou o peixe das cegonhas. Uma das cegonhas perseguiu-a, no entanto não teve sucesso. A águia parou por um segundo e então decolou, subindo para o céu com o seu precioso café da manhã”.
Outra curiosidade animal
Não é só na África do Sul que os animais surpreendem. Na Índia, moradores de uma vila descobriram crocodilos que viviam no subsolo da vizinhança. À imprensa local, eles relataram que ouviram um barulho estranho que vinha da calçada. Subitamente, três répteis imensos romperam o concreto da calçada rachada à procura de uma saída.
Alguem viu a aguia pegando o peixe?