Merkel afirmou que esse não é o instrumento adequado para combater os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus na União Europeia
A Alemanha rejeitou o pedido da Itália por títulos comuns da Zona do Euro — apelidados de “coronabonds” — para combater os efeitos econômicos da crise causada pela pandemia do coronavírus. A Alemanha acredita que existem outros instrumentos mais eficazes de apoio aos países da União Europeia que estão sendo mais duramente atingidos, como a Itália e a Espanha.
“Conversei hoje com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, por um longo tempo e concordamos que há uma necessidade urgente de solidariedade na Europa, que está passando por uma de suas horas mais difíceis, se não a mais difícil”, afirmou em comunicado a chanceler da maior economia da Europa, Angela Merkel.
“E a Alemanha está pronta para essa solidariedade e comprometida com ela. O bem-estar da Alemanha depende de a Europa estar bem. Agora, quais instrumentos são adequados para esse fim, aqui existem visões diferentes. Vocês sabem que não acredito que devamos ter dívidas comuns por causa da situação da nossa união política, e é por isso que rejeitamos isso”, completou Merkel em entrevista coletiva, de acordo com o Money Times.
Anteontem, quarta-feira, 7, uma outra proposta de compartilhamento da dívida defendida pela Itália foi vetada pelos Países Baixos, com o apoio da Alemanha, durante reunião do Eurogrupo, organização com os ministros da Fazenda da União Europeia.