Revista Oeste - Eleições 2022

Alemanha volta ao carvão para evitar consumo de gás

Medidas do governo têm a intenção de reduzir dependência energética do país das importações da Rússia
-Publicidade-
Gasoduto Nord Stream registrou queda no fornecimento russo à Europa
Gasoduto Nord Stream registrou queda no fornecimento russo à Europa | Foto: Robin Drayton/Wikipedia

A Alemanha decidiu retomar as atividades em usinas de carvão, anunciando um pacote de incentivos para estimular empresas a adotarem a energia alternativa. O movimento acontece em meio à crise do gás, deflagrada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

O governo alemão anunciou as medidas no domingo 19, depois que a Rússia começou a interromper o fornecimento de gás, em retaliação às novas sanções da União Europeia.

A estatal russa Gazprom culpou a falta de peças de turbinas, que ficaram presas no Canadá, em razão das sanções, para justificar a interrupção. Autoridades europeias rejeitaram a explicação.

-Publicidade-

A principal intenção do estímulo ao carvão na Alemanha é reduzir o consumo de gás e garantir que o país tenha reservas suficientes para passar o inverno.

Estratégia contra russos

O corte gradual do fornecimento de gás da Rússia faz a Europa considerar um cenário de escassez, colocando pressão adicional sobre as economias, que já estão lutando com a inflação alta.

Nos últimos dias, o Nord Stream, principal canal de combustível russo para a Europa, registrou uma queda acentuada no fornecimento de gás.

“Obviamente, é estratégia de Putin nos abalar, aumentar os preços e nos dividir. Não vamos permitir isso. Vamos nos defender de forma resoluta, precisa e ponderada”, afirmou Robert Habeck, ministro da Economia da Alemanha.

A Alemanha importa cerca de 35% de seu gás natural da Rússia, bem abaixo do patamar de 55% anterior à guerra. A maior parte do combustível é usada para aquecimento e fabricação, de acordo com estimativas do governo alemão.

No ano passado, a geração de energia usando gás natural representou cerca de 15% do total de eletricidade pública na Alemanha.

Preocupação ambiental

O pacote de medidas para resgatar a cultura de carvão pode ajudar a combater a dependência do gás russo, mas preocupa ambientalistas alemães. O entendimento é que o país possa se atrasar no cumprimento de metas para redução de emissões de carbono.

“Isso é amargo”, disse o ministro da Economia alemão, sobre a necessidade de depender do carvão. “Mas nesta situação, é necessário reduzir o consumo de gás. Os depósitos de gás devem estar cheios no inverno. Isso tem a maior prioridade.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

11 comentários Ver comentários

  1. Malditos europeus fedidos hipócritas. Essa gentalha tem que ser proibida de entrar na NOSSA amazônia. Os 2 picaretas aventureiros acharam o que procuravam

  2. Alemanha HIPÓCRITAS queimando CARVÃO COMO A CHINA. Cade a ONU, Green Peace , Greta Thunberg ??? Farsantes #AlemanhaHipocrita #AlemnhaFarsante

  3. Merdel fez a lerda de acabar com a energia nuclear na Alemanha.

    Parece que estava a serviço dos russos.

    E era física nuclear da Alemanha oriental.

    Em tempos de guerra, fds pelo meio ambiente, vamos queimar o nosso carvão.

  4. Ai vem um gringo FDP…. fazer matéria MARJORADA sobre pesca no Amazonas….
    tem de se ferrar mesmo… que não venham mais aqui atrasar a vida de pobres coitados da região amazônica…indios e brasileiros sofrem MUITO com a atividade HIPOCRITAS desses canalhas apoiados por SOROS e Bill Gates com fundações ONG de fachada.

  5. EUA/USA liberam seus agricultores para DESMATAR áreas de proteção ambiental permanente APP em TODO seu território… LINDO os limpinhos e ególatras norte americanos/ingleses né??!! há 300 anos tapeando o mundo.
    AGORA TODA a EUROPA…os eurobambis woke… HIPÓCRITAS como SEMPRE FORAM…
    jogaram todo o discurso ambiental fora..
    CANALHAS!

  6. E o planeta que se dane? A culpa é da amazônia? Vamos fazer ativismo lá no Brasil e queimar nosso carvão aqui!! Hipocrisia é isso tb? Ahhh esses europeus e nossa amazônia… Eles amam dizer que estamos derretendo o planeta… Sejamos um Brasil inteligente para salvar nossas almas aqui….

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.