Um investidor alemão de criptomoedas poderia estar de posse de uma fortuna de nada menos que R$ 1,1 bilhão, se ele não tivesse esquecido a senha para acessar seus bitcoins em 2011. Stefan Thomas anotou sua senha Bitcoin em um pedaço de papel há mais de uma década, mas os números se perderam.
O alemão radicado em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos (EUA) havia recebido 7.002 bitcoins em 2011. O dinheiro sem lastro hoje vale uma verdadeira fortuna.
As moedas virtuais de Thomas estão trancadas e protegidas por senha num hard drive chamado IronKey (“chave de ferro” em tradução livre do inglês). De acordo com o portal g1, nesse tipo de cofre digital, se o dono esquecer a senha da acesso ele terá apenas 10 tentativas antes que a conta digital seja bloqueada para sempre.
O investidor alemão já gastou oito de suas 10 tentativas para recuperar sua conta e acessar a fortuna em criptomoedas.
Senha Bitcoin dá acesso a uma fortuna
O investimento que Thomas fizera disparou quase 20.000% desde que ele perdeu sua Senha Bitcoin. Agora, com apenas mais duas tentativas, ele quer manter sua IronKey em um local seguro até descobrir uma forma de decifrá-la.
Ao jornal alemão Berliner Zeitung, Thomas confessou que ter esquecido a senha o fazia se sentir um completo idiota. Ele disse também que a situação o levou a noites sem dormir — e a dúvidas.
Eu estava absolutamente desesperado. Não consegui dormir durante muitas noites. Até sofri de depressão. Mas muito pior do que a perda do dinheiro foi minha autocensura: eu simplesmente não conseguia acreditar que havia perdido algo tão importante. Eu me sentia um completo idiota, minha autoestima estava no porão. Até houve brincalhões que me perguntaram: você já tentou ‘senha’?
Stefan Thomas
Ele conta ainda que recebeu “ofertas bizarras” para tentar recuperar sua senha: “Recebi todos os tipos de ofertas bizarras: várias pessoas com capacidades de canalização entraram em contato comigo, incluindo um suposto profeta da Croácia. Por outro lado, também houve alguns especialistas em tecnologia e empresas de recuperação de dados que me ofereceram apoio”, completou o alemão.
+Leia mais notícias do Mundo em Oeste.
Apesar de parecer um caso raro, Thomas não vive um drama solitário. Isso porque diversos investidores em Bitcoin também já perderam o acesso às suas fortunas. Hoje, há cerca de R$ 620 bilhões de bitcoins bloqueados online.
Nada como a boas e velhas senhas “”123456″” “”LULA171″” , o grande detalhe é ter uma agenda para anotar, de modo que seja criptografado e assim somente o dono conseguira ler. Isso é mais velho que a primeira guerra mundial.