O ativista russo Alexei Navalny, maior opositor ao regime de Vladimir Putin, morreu nesta sexta-feira, 16. Aos 47 anos, ele estava detido na prisão de segurança máxima de Kharp, na Sibéria.
A informação foi divulgada pelo Serviço Penitenciário Russo. O órgão afirmou que Navalny teria morrido depois de uma caminhada.
“Todas as medidas essenciais para reanimar [Navalny] foram realizadas e não deram resultados positivos”, divulgou o serviço. “Os médicos dos serviços de emergência confirmaram a morte do recluso. As razões da sua morte estão a ser esclarecidas.”
Saiba mais: “Líder da oposição a Putin reaparece em prisão“
A versão, no entanto, não foi confirmada pela equipe próxima do ativista. A porta-voz do grupo de apoiadores de Navalny, Kira Yarmysh, escreveu no Twitter/X, que “não teve nenhuma confirmação disso por enquanto”.
Navalny foi preso depois de voltar da Alemanha para a Rússia
Navalny foi preso há pouco mais de três anos, depois de retornar da Alemanha para a Rússia. Ele se exilou no exterior depois de sofrer uma tentativa de envenenamento em um avião, o que ele atribuiu a Putin. O ativista tinha sido transferido na penitenciária de Kharp no ano passado.
Foi assassinato, assim como Celso Daniel!
E nem precisa ser HERCULE POIROT para devendar tais sordides!
Alguma semelhança com o que está acontecendo no nosso país?
Lidamos com demonios, mas tem gente que ainda nao despertou para a realidade.
O que será que houve? Quem poderia causar dano a esse homem? Fico tranquilo porque a Rússia é uma democracia.
É a ditadura russa a pleno vapor. Assim é também na China, Cuba, Coreia socialista…, e tem incautos que louvam o mundo “multipolar”.
Os Guardas Penitenciários devem ter feito ele caminhar à volta do presídio de cuecas para matá-lo de frio.
Isto é um ASSASSINATO.