Admiradores da astronomia poderão observar, na noite desta quarta-feira, 28, o alinhamento dos seis planetas. Conhecido como “desfile planetário”, os observadores conseguirão ver Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno simultaneamente.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Para observar Netuno e Urano, será necessário o uso de telescópios ou binóculos de alta potência. Saturno, com sua coloração amarelada, estará visível a olho nu a partir do final da noite na Constelação de Aquário.
Netuno, por sua vez, poderá ser localizado próximo à Constelação de Peixes, mas também requer binóculos de alta potência para ser visto.
Alinhamento dos planetas ao amanhecer
Já ao amanhecer de quinta-feira 29, Saturno e Netuno descerão para o oeste, enquanto Urano surgirá na Constelação de Touro, sendo visível com binóculos potentes.
Júpiter e Marte aparecerão em seguida, visíveis a olho nu na Constelação de Touro. A Lua crescente minguante destacará ainda mais o fenômeno.
Mercúrio aparecerá ao amanhecer na Constelação de Leão, mas será difícil de observar, pois estará próximo ao Sol. Embora esta quarta-feira seja ideal para observar o alinhamento, o fenômeno poderá ser visto nos dias seguintes em várias partes do mundo. A melhor hora para visualização é pela manhã, antes do amanhecer.
A visibilidade do “desfile planetário” pode variar conforme a localização. A última vez que ocorreu um alinhamento planetário foi em junho.
Dicas para observar o fenômeno
Dicas para observar o fenômeno incluem escolher o momento certo, saber o horário do nascer do sol, começar a observação uma hora antes do amanhecer, usar binóculos ou telescópio, e aplicativos de observação astronômica.
Durante a observação noturna, será possível perceber que os planetas “passeiam” pelas constelações, enquanto as estrelas permanecem fixas, facilitando a diferenciação entre planetas e estrelas.