As investigações apontam para a existência de uma estrutura ilícita que favorecia empresas amigas do governo de esquerda
A Justiça do Equador condenou ontem o ex-presidente do país Rafael Correa a oito anos de cadeia. Ele era o líder de uma rede de corrupção que facilitava a vitória de empresas aliadas em licitações de seu governo, garantem os juízes responsáveis pelo caso. Em troca, essas companhias financiavam o Alianza País, partido fundado pelo ex-presidente.
De acordo com o jornal El Comercio, o Tribunal Penal da Corte Nacional de Justiça informou que os pagamentos realizados pelos empresários a diferentes funcionários do governo de Correa eram reportados a um “nível hierárquico superior”. Portanto, ao ex-presidente e ao ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas.
O juiz Iván León afirmou que a Justiça considera que o crime de corrupção está mais do que provado, pois os promotores conseguiram constatar a existência de uma estrutura organizada de corrupção nas entranhas do governo de Correa. A vítima, claro, foi o Estado equatoriano. Ademais, segundo o juiz, Correa sabia de tudo.
“Disse a vocês que tudo era um show e já estava preparado”, escreveu numa rede social Rafael Correa. Essa não é a primeira vez que o ex-presidente do Equador sofre um revés nos tribunais. Em julho de 2018, a Justiça decretou sua prisão. Lula, que já cumpria pena em Curitiba, resolveu mandar uma mensagem de apoio ao colega.
“Te envio minha solidariedade, Rafael Correa, com a segurança de que a justiça finalmente triunfará e nossos povos decidirão democraticamente o futuro de nossos países e da América Latina. Um grande abraço”, escreveu em 2018 o chefão do PT, que, apesar de solto, carrega nas costas uma pena de mais de 20 anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Compañero Lula:
Podrán encarcelar nuestros cuerpos, pero no nuestros ideales.
¡Venceremos! https://t.co/tp0hjtlM2w— Rafael Correa (@MashiRafael) July 4, 2018
Tinha que ser amigo do Lula,ou seja,ladrão!
Claro que a esquerda vai gritar que é golpe, mas felizmente os mafiosos bolivarianos estão sendo desmascarados um a um. Que a limpeza continue.