O setor automotivo, por exemplo, aumentou a venda de carros semana após semana desde o início de fevereiro
É curioso notar que, enquanto o resto do mundo sofre as consequências do coronavírus na vida cotidiana e, sobretudo, na economia, a China lentamente retoma suas atividades produtivas. Isso apesar dos 81.591 casos da doença registrados naquele país, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.
De acordo com o Índice de Recuperação Econômica do WeBank China, os sinais positivos na economia chiensa já são percebidos em vários setores — nos próximos meses, o quadro deve favorecer sobretudo os fabricantes globais.
Na indústria aérea, por exemplo, as agências estão restaurando os vôos. A capacidade programada aumentou 2,4% na semana passada, em relação aos sete dias anteriores, para 9,2 milhões de assentos, enquanto todos os 10 principais mercados do mundo continuaram em declínio, garante a empresa de análise de dados OAG Aviation Worldwide.
Outros sinais de melhora incluem o crescimento nas vendas de aparelhos eletrônicos em várias lojas do país. O tráfego de metrô também aumentou e cresceu 21% na semana passada desde o pico da crise. “O país está voltando ao normal”, garantiu numa entrevista coletiva o primeiro-ministro da China, Li Keqiang.
O setor automotivo aumentou a venda de carros semana após semana desde o início de fevereiro. À Bloomberg, a BMW informou que a produção nas fábricas instaladas no país foi retomada em 17 de fevereiro. Segundo a montadora alemã, “o governo chinês administrará a crise e derrotará a epidemia”.
A Fiat Chrysler afirmou que suas operações na China voltaram com tudo depois da aprovação do Partido Comunista. Mais de 90% de seus revendedores e 95% da equipe da joint venture estão gradualmente retomando os negócios.
Na quinta-feira, 19, o governo chinês informou não ter registrado nenhum novo caso de coronavírus. Em suma, portanto, encerrou-se o chamado período de transmissão.
Confira as empresas que voltaram a operar na China
Informa a Bloomberg que seguintes companhias retomaram suas atividades de produção no país oriental:
1- Honda;
2- Nissan;
3. Fiat Chrysler;
4- BMW;
5- Ford;
6- Foxconn;
7- SAIC;
8- Tesla;
9- Toyota:
Que coincidência!
SQN!