Aplicativos da empresa Meta, WhatsApp, Facebook e Instagram apresentaram diferentes tipos de instabilidade e falhas no funcionamento durante a tarde desta sexta-feira, 16. No WhatsApp, o problema mais relatado diz respeito ao envio de mensagens de áudio pelo aplicativo do celular e de sua versão para computadores.
Já nas outras duas plataformas, as falhas estão relacionadas a incapacidade de os usuários compartilharem stories — publicações de imagem com duração máxima de 24 horas — e no acesso direto às funcionalidades do aplicativo.
Segundo o Downdetector, site que monitora o funcionamento de diversos serviços on-line, um pico de notificações sobre as falhas foi registrado por volta das 16h15 (horário de Brasília). Ao todo, mais de 12 mil menções às falhas foram feitas na plataforma.
Em seu Twitter oficial, a Meta reconheceu as falhas. A empresa ainda pediu desculpar pelos transtornos e afirmou que estava trabalhando para a normalização dos aplicativos.
Falha apresentada nos aplicativos é global
Também no Twitter, veículos de comunicação de outros locais do mundo registraram as falhas apresentadas nos aplicativos da Meta. Não há previsão para restabelecimento total do funcionamento das plataformas.
Usuários da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa compartilharam nas redes sociais que tiveram dificuldade para usar as plataformas.
O YouTube também está instável. Não sei se tem relação com esses casos.