O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, desembarcou em Israel nesta sexta-feira, 13, com o intuito de expressar a solidariedade e apoio norte-americanos ao país. Sua chegada ocorre em sequência à do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que partiu na mesma data com destino à Jordânia.
De acordo com o Departamento da Defesa dos EUA, a visita de Austin tem como objetivo reafirmar “o apoio inabalável dos Estados Unidos ao povo de Israel e o compromisso de garantir que Israel disponha do necessário para se defender”.
I told ???????? Israeli Prime Minister @netanyahu that the people of Israel have the unwavering support of the U.S., and we are committed to ensuring Israel has what it needs to defend itself. pic.twitter.com/HTt9jUiiBI
— Secretary of Defense Lloyd J. Austin III (@SecDef) October 13, 2023
+ Explosão em mesquita no Afeganistão deixa mortos e feridos
Depois da chegada, Austin se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o ministro da Defesa, Yoav Gallant. Além disso, ele supervisionará a entrega de parte da ajuda enviada pelos EUA a Israel.
“Fornecemos apoio maciço”, afirmou um funcionário de alto escalão da Defesa. “Vários carregamentos do material solicitado chegaram a Israel.”
+ ‘Devemos deter o Hamas’, diz presidente do Parlamento Europeu
Já foi disponibilizada a Israel munição adicional, além de navios de guerra do grupo USS Gerald R. Ford Carrier Striker. O apoio inclui porta-aviões, um cruzador de mísseis guiados e destróieres de mísseis guiados.
Dessa forma, os Estados Unidos continuam demonstrando seu compromisso com Israel, fornecendo apoio logístico e militar para ajudar na segurança e na autodefesa.
Israel pede evacuação do norte da Faixa de Gaza
As Forças Armadas de Israel emitiram um comunicado para que todos os palestinos que vivem no norte da Faixa de Gaza deixem suas casas nas próximas 24 horas. O pedido é visto como uma possível invasão da região — o país convocou 360 mil reservistas e já foram descolados para perto da fronteira tropas e tanques israelenses.
Leia também: “São divulgadas fotos de bebês mortos pelo Hamas”