Uma nova pesquisa de opinião independente, concluída na terça-feira 27, registrou um índice de aprovação de 81% do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A consulta foi realizada pelo Centro Analítico Yuri Levada, localizado em Moscou, depois da rebelião do Grupo Wagner, encerrada no sábado, 24.
De acordo com Alexey Levinson, diretor do centro de pesquisas, o que liga os russos a Putin não é da ordem do racional, mas do emocional. No entendimento dele, o presidente representa um lugar e um tempo, no caso, a União Soviética, onde todos — não só os russos, mas também as outras nacionalidades — estavam juntos e seu país era respeitado pelos Estados Unidos e pela Europa.
A observação de Levinson é embasada em mais de 270 pesquisas realizadas pelo centro desde o ano 2000, quando Putin chegou ao poder. Em declaração à emissora CNN, o especialista afirmou que as guerras ajudam Putin mesmo quando os resultados não são bons, como é o caso da invasão na Ucrânia.
Leia mais:
“Toda empreitada militar de Putin lhe dá adicional apoio do público”, disse Levinson. “Foi o caso em 2008, na Geórgia, e em 2014, na Ucrânia, uma operação militar muito bem-sucedida, e quase o mesmo em fevereiro de 2022. Nesse caso, a operação não é tão bem-sucedida, mas os russos dizem que é, sem se importar em explicar a si mesmos que tipo de sucesso.”
Apenas em um momento dos 16 meses de invasão, em setembro de 2022, quando foi declarada a mobilização de soldados, houve decréscimo de 7 pontos, mas com rápida recuperação, em dois meses. Antes da invasão, em fevereiro de 2022, a aprovação de Putin havia alcançado o nível mais próximo do mínimo, 60%.
A quem Putin representa?
O Centro Levada também faz perguntas sobre quais setores da população Vladimir Putin representa, desde o início de sua Presidência. Levinson conclui que o político faz os russos sentirem que os soviéticos — não só de nacionalidade russa — ainda estão juntos.
“Ele representa o homem soviético, não é uma questão da etnia russa”, argumentou Levinson. “O mais importante é a adoração ao Estado. O Estado é o valor supremo dos russos. É o que eles realmente valorizam. Putin representa a glória da Rússia, especialmente quando contestada pelos EUA e pelo Ocidente.”
Leia também: “Embaixada do Brasil na Rússia faz alerta aos brasileiros”
Quem acredita em pesquisa?????