O arcebispo de York, no Reino Unido, Stephen Cottrell, afirmou que o início da mais tradicional oração entre os cristãos, o “Pai Nosso”, pode ser problemático por causa da sua ligação com o controle patriarcal, exercido por homens na sociedade.
“Eu sei que a palavra ‘pai’ é problemática para aqueles cuja experiência de pais terrenos é destrutiva e abusiva, e para todos que têm enfrentado um controle opressivo e patriarcal na vida”, afirmou Cottrell no discurso de abertura do Sínodo Geral da Igreja Anglicana, na sexta-feira 7.
Leia também: “A história da igreja submersa em ‘dilúvio’ de 1362 na Alemanha”
O Sínodo da Igreja Anglicana é uma espécie de assembleia periódica para deliberar sobre temas estruturais de uma das maiores igrejas protestantes do mundo.
O que pensa a Igreja Anglicana sobre o “Pai Nosso”
A fala do arcebispo Stephen Cottrell sobre o uso do termo “Pai” na oração foi amplamente questionada e reprovada. Ao jornal inglês The Guardian, o cônego Chris Sugden, presidente do grupo conservador anglicano Mainstream, disse que “parece ser emblemática a escolha de alguns líderes da Igreja de seguir a cultura em vez das escrituras”, afirmou.
“Se as pessoas tiveram um relacionamento difícil com seus pais humanos, então a alternativa é poder redescobrir a verdadeira natureza da paternidade por meio de Cristo”, argumentou.
Leia mais: “Igreja Católica reconhece brasileiros como veneráveis”
Já a reverenda Christina Rees, que faz parte da organização Mulheres e a Igreja, concordou com a declaração de Cottrell. Para ela, “a grande pergunta é: nós realmente achamos que Deus acredita que os seres humanos do sexo masculino carregam sua imagem de forma mais completa e precisa do que as mulheres?”, questionou. “A resposta é absolutamente não”, disse.
Veja também: Contra a “discriminação e o sexismo”, a Igreja Anglicana considera usar pronomes de gênero neutro
Outros casos envolvendo Igreja Anglicana
A ideia preliminar é que, em cada culto, Deus não seja mais chamado de “ele” ou “nosso pai”. Embora não haja termos substitutos, bispos da Igreja Anglicana cogitam até mesmo usar pronomes femininos para se referir à divindade cristã.
Entre os argumentos para tornar Deus alguém de gênero neutro, diz-se que o Criador é “assexuado”. Portanto, não pode ser chamado de “ele”. “O uso de pronomes masculinos para Deus não deve ser entendido como implicando que Deus é masculino”, disse Ian Paul, membro do sínodo da Igreja. “Isso é uma heresia. Deus não é sexuado, ao contrário da humanidade.”
Adiante, o religioso afirmou que a Bíblia refere-se a Deus “várias vezes” com termos femininos. O homem, contudo, não deu exemplos.
Tá com tempo hein Arcebispo!
Aqui na minha região tem um ditado : Quem tem tempo caga longe.
Li a manchete assustado, com caláfrios, embora o correto seria já na chamada dizer: “arcebispo anglicano…”. Pois bem, nada a a causar surpresa vindo de uma igreja sismática, criada para atender aos caprichos de um rei adúltero!
Como ele considera a oração da Ave Maria?
Minha Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e Mãe dos Aflitos Filhos de Deus!
Até isso? E até quando esses comunas vão criar confusão neste mundo para complicar o que por si já é complicado, e botar uns contra os outros para eles próprios tirarem proveito?
Quero ver ele ter coragem de dizer que Maomé pode ser Maomea.
Explodem ele e toda a Igreja Anglicana…
A Xuxa tem fãs até na Igreja Anglicana?? É, porque para tirar a palavra Pai, se referindo a Deus, tem que mudar a Bíblia. Tudo o que está no Antigo e no Novo Testamento tem que ser reescrito. E quem, hoje, é um Profeta ou o Filho do Homem, que falará com o Pai para saber se pode falar dEle assim? Se deixarmos, a minoria se tornará maioria, atendendo a agenda do Anti-Cristo, que pretende instaurar a Nova Ordem Mundial. O que era teoria da conspiração, está se mostrando uma realidade.
Jesus nos fala, ainda hoje: Levanta-te e anda! Devemos nos mover! Agir! O que faremos? Rezar e fazer penitências. A luta não é contra carne, mas, sim, contra seres espirituais malígnos. POR FAVOR, CRISTÃOS QUE CREEM NO DEUS VERDADEIRO, QUE É PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, UNAMO-NOS EM ORAÇÃO E PENITÊNCIA!
Só faltava na Igreja Católica um Bispo mudar a oração deixado pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
VÃO PARA O INFERNO! ESSE IDIOTA E ESSA IGRRJA MEQUETREFE!
Mais lamentável que essas declarações é a REVISTA OESTE queimar prestígio com sua divulgação
Ricardo, a reportagem é sim pertinente. Assim é que se poderá separar o joio do trigo.
*lacradoes
Será que vão concluir que deus é homossexual? Fará parte das paradas gay? Em posição do + no LGBTOPQRSTUVXZ+ será incluído?
Também não podemos esquecer que a igreja Anglicana foi criada pela cisão da igreja católica para que o rei pudesse se casar novamente. Já começou errado.
Não dá para entender como o Reino Unido que a poucos anos era altamente conservador. Parece que a destruição veio a galope. Colocaram em Londres um prefeito muçulmano e os costumes estão sendo destruídos paulatinamente pela galera do arco iris até nas organizações religiosas.
Ressuscitam a DAMA DE FERRO para voltar a colocar ordem no Reino Unido.
Mais um fantasiado com ilustres desserviços ao bem estar da Humanidade.
Doente mental esse sujeito?
A Ave Maria seria muito matriarcal, Bispo? Que chatice!
Um rosario de asneiras. Com certeza Deus esta preocupado com o pensamento e as ideologias dos vermes. Cuidado, muito cuidado para nao ser encontrado lutando contra DEUS.
Que maluquice! brevemente vamos ler: Deus é gay, Deus é Trans, Deus é irmão do Diabo, Deus nasceu em guaranhum, Deus é a encarnação do mal e finalmente Deus é Petista.
Caro senhor, se o ser humano tem problemas com o pai terrestre ou com a mãe terrestre, existe uma forma de resolver. Deus não criou a família disfuncional, o próprio homem criou. Quer arrumar um culpado pra cegueira do homem?entao, eduque e doutrine suas ovelhas, dentro da Palavra. GARANTO, que se for direito, 100% dos filhos “problemáticos”, sararão. Deus tá vendo senhor líder e senhora “lidir”. Digo isso, com confiança, porque sou fruto de uma família disfuncional e hoje SEI QUEM É O MEU PAI QUE ME FORMOU DENTRO DO VENTRE DA MINHA MÃE E ME CHAMA PELO MEU NOME. É PAI, SIM!!!!!
Reino Unido e suas “inovações”. Aço que deviam inovar e acabar com a monarquia.
Pai,Filho e Espírito Santo. Daqui a pouco vão dizer que quem foi crucificado foi uma mulher ou um gay. Deixem as religiões em paz. Essa turma quer acabar com a fé e a esperança da humanidade. Que não dá pra ser depositada no ser humano.
Houve tempos em que discutia o “sexo dos anjos”. Pensei que o mundo tivesse evoluído, mas agora discutem o sexo de Deus. Isso sim é importante para a humanidade e irá definir o futuro dela para os próximos dez mil anos. Não é possível que pessoas vistas como pessoas sérias se preocupem com esse tipo de coisa. Estudaram, vivem, ganham a vida para isso? É profundamente lamentável.
Isso pode ser chamado de cristianismo?