Em uma iniciativa considerada como “projeto piloto”, a Argentina passou a permitir a travessia de turistas pela fronteira entre as cidades de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Porto Iguaçu, no país vizinho.
Estão autorizados a cruzar a divisa turistas brasileiros ou residentes de países limítrofes à Argentina que estiveram no Brasil nas últimas duas semanas.
Para isso, será necessário estar com o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias e ter um teste RT-PCR negativo realizado nas últimas 72 horas. Também será preciso fazer um teste de antígeno ao chegar à Argentina.
Um corredor sanitário foi instalado na Ponte Tancredo Neves, que liga o Brasil à Argentina, para fiscalizar as regras. Pessoas que não apresentarem esquema de vacinação completo, incluindo os menores de idade, deverão fazer quarentena até o sétimo dia. O comunicado foi feito pelo Departamento de Migração da Argentina.
Esta é a primeira vez que as fronteiras terrestres são abertas para turistas em um ano e meio de pandemia. O trânsito só estava liberado para veículos de carga.
Chile
A autorização também foi concedida para moradores do Chile, que podem atravessar a fronteira com a cidade argentina de Mendoza.