Arqueólogos da Universidade de Oxford encontraram um antigo mosaico romano na cidade de Olney, na Inglaterra. O anúncio foi feito pela instituição de ensino, nas redes sociais, na sexta-feira 17.
Os pesquisadores encontraram os restos de um complexo de vilas romanas e casas de banho, durante escavações para a construção de um supermercado. O mosaico, com peças vermelhas, brancas e azuis, está parcialmente preservado.
Relacionadas
Descoberta do mosaico romano “superou as expectativas”
“Devido à localização do local, prevíamos alguns vestígios romanos notáveis, mas a descoberta desse mosaico fantástico superou em muito essas expectativas”, disse o gerente sênior de projetos John Boothroyd, da Oxford.
Fotografias aéreas do assentamento mostram características lineares, com uma densa dispersão de detritos de construção e cerâmica encontrados na superfície. O assentamento data por volta do século 2 a 4 d.C.
Embora vários artefatos romanos tenham sido descobertos dentro dos limites de Olney, as evidências sugerem que a área do centro da cidade não foi ocupada até o período anglo-saxão ou início do período medieval.
A ideia dos pesquisadores é encontrar uma maneira de preservar o mosaico romano, em meio à construção do supermercado. Espera-se que não haja danos ao achado histórico.
Se a civilização Romana (Monarquia, República e então Império) não tivesse caído por volta de 476 DC, provavelmente estaríamos 1000 anos mais avançados em praticamente tudo.
Mas o mundano e a barbárie sempre vencem e cá estamos.