Uma equipe de arqueólogos descobriu um templo romano do deus da guerra de Roma, Marte, que data do século I a.C., localizado no noroeste da França. A descoberta foi anunciada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva, em 4 de abril.
A estrutura faz parte de um complexo romano com cerca de 70 mil metros quadrados, na comuna francesa de Chapelle-des-Fougeretz, a menor e mais antiga subdivisão administrativa do país.
Conforme o jornal Jerusalem Post, a arqueóloga Françoise Labaune-Jean afirmou que a estrutura provavelmente foi usada pelos soldados romanos que estavam na região e há uma grande possibilidade de o local ser de grande importância à prática religiosa.
O complexo do templo também tinha cerca de 40 túmulos cheios de prata e ouro antigos, além de outras moedas, encontrados ao lado de joias, punhais e até um arreio para um cavalo.
Figuras e objetos encontrados no templo romano
Os pesquisadores acreditam que o templo era dedicado a Marte, deus da guerra, visto que em 2022 foi encontrada uma estatueta de bronze da divindade no local e armas de ferro. Além disso, também foram encontradas esculturas de terracota que representam deusas femininas, como Vênus, em um poço no mesmo complexo.
A região foi conquistada por Júlio César e seu exército, em 56 a.C. Não é claro para os arqueólogos o motivo do local ter sido abandonado, embora eles acreditem que foi usado até o colapso do Império Romano do Ocidente.