Cavalo de Troia pode ter sido encontrado

A lenda passaria a ser um fato histórico
-Publicidade-
Arqueólogos turcos garantem que acharam o artefato
Arqueólogos turcos garantem que acharam o artefato | Imagem: Reprodução/ Redes sociais

Arqueólogos turcos afirmam ter encontrado restos do verdadeiro cavalo de Troia dentro dos muros da cidade histórica, hoje localizada na Turquia. Segundo eles, escavações revelaram dezenas de tábuas dispostas de forma “estranha”. Professores da Universidade de Boston realizaram testes de carbono-14 com essas relíquias e as dataram num período entre os séculos 12 e 11 a.C. — período quando teria acontecido o evento.

Segundo o poeta grego Quintus Smyrnaus, que viveu no século 4 d.C, os gregos antigos construíram um grande cavalo de madeira e o ofereceram aos inimigos troianos como troféu. O cavalo teria sido levado para dentro das muralhas da cidade. Quando os troianos perceberam o truque era tarde demais: o cavalo estava recheado de soldados gregos que abriram os portões da cidade, provocando a vitória da Grécia.

Segundo os registros de Quintus Smyrnaus, o cavalo de madeira teria uma placa de bronze com os dizeres “Pelo seu retorno à casa, os gregos dedicam esta oferenda a (deusa) Atenas”. Os arqueólogos turcos garantem que acharam essa placa.

-Publicidade-
Vaso de Mykonos (750-650 d.C.) com a descrição do Cavalo de Troia. (Imagem: divulgação do Museu Arqueológico de Mykonos)

Leia também: “Homem dragão: crânio descoberto na China pode ser de nova espécie”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro