Antonio Vivaldi nasceu em Veneza, no ano de 1678. O cabelo ruivo lhe rendeu o apelido de “o padre vermelho”. Treinado para o sacerdócio desde criança, Vivaldi se tornou um excelente violinista. Em 1725, aos 47 anos, lançou a obra que o tornaria imortal: As Quatro Estações, na verdade um grupo de quatro concertos para violinos, cada um com o nome de uma estação. O mais conhecido é a Primavera, acompanhada pelo seguinte soneto escrito pelo compositor:
“A primavera está sobre nós. Os pássaros celebram seu retorno com canto festivo, e córregos murmurantes são suavemente acariciados pela brisa. Trovoadas, esses arautos da Primavera, rugem, lançando seu manto escuro sobre o céu. Então eles morrem para o silêncio,
e os pássaros retomam suas canções encantadoras mais uma vez“.
Antonio Vivaldi morreu na cidade de Viena, em 1741. No coral que cantou em seu velório havia um garoto que anos depois transformaria a história da música: Franz Joseph Haydn.
Esta versão completa de As Quatro Estações foi gravada com qualidade 4K apresentando a Early Music Ensemble Voices of Music. As solistas são Cynthia Miller Freivogel, Carla Moore e Alana Youssefian.
apesar de bonitos são odes pagãos !