A Aerolíneas Argentinas e a Austral estão sendo muito afetadas pelo coronavírus; fusão deve estar finalizada até o final do ano
![Aerolíneas Argentinas](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/05/Aerolíneas-Argentinas.jpg)
As duas empresas aéreas estatais da Argentina serão fundidas. O anúncio foi feito pela diretoria da Aerolíneas Argentinas aos seus funcionários, que informou que a fusão com a Austral deve ser concluída até o final do ano.
De acordo com o presidente da Aerolíneas Argentinas, Pablo Ceriani, a pandemia do coronavírus atingiu com força o setor da empresas aéreas e não se espera uma melhora tão cedo. “Tudo indica que ainda haverá vários meses críticos pela frente, meses sem receita nem operações regulares. Isso significa um tremendo impacto para nosso setor e a economia em geral”, afirma a nota, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.
Ceriani afirmou que é provável que a pandemia do coronavírus leve ao fechamento de muitas empresas aéreas em todo o mundo e que o governo argentino está no limite para sustentar as duas empresas.
A fusão, acredita Ceriani, trará mais eficiência, unindo duas estruturas e diminuindo custos. Ele também quer criar uma unidade de carga e uma para a manutenção de aeronaves de outras empresas aéreas.
Nas últimas semanas o setor aéreo da Argentina foi muito afetado pela decisão do governo de proibir a venda de passagens aéreas até setembro e pelo fechamento do Aeroporto de El Palomar, que pode levar ao fechamento das duas empresas aéreas privadas do país, a Flybond e a JetSmart.
“As duas maiores empresas aéreas da Argentina vão se fundir”
E se F…..!
Para empresas aéreas privadas a situação já está aflitiva, agora imaginem essas estatais, cabide de empregos ineficientes o que deve acontecer? Vai acabar acontecendo o seguinte: fechar todas essas estatais e abrir o mercado para empresas aéreas estrangeiras que forem capazes de sobreviver a esse desastre global. Não dá para imaginar outro cenário.