Em artigo publicado na Edição 124 da Revista Oeste, Ana Paula Henkel destaca as verdades inconvenientes que o filósofo Jordan Peterson diz sobre o mundo moderno. “Entre tantas verdades inconvenientes que o professor canadense insiste em apontar, Peterson, que já foi acusado de ‘defender a supremacia branca’, ‘encampar discursos de ódio’ e ‘transfobia’, afirma com todas as palavras que a masculinidade está sob ataque, e que isso é um perigo sem precedentes não apenas para nossa sociedade, mas para o Ocidente como um todo”, escreve a colunista.
Leia um trecho
“Para aqueles que querem se aventurar em águas intensas com Jordan Peterson, sua primeira publicação é o espetacular Mapas do Significado: a Arquitetura da Crença, sua verdadeira obra-prima, escrita em 1999. O livro aborda de maneira profunda as crenças humanas e como elas influenciam nosso comportamento diário. Mergulhando na neurociência, na psicanálise e nas comparações das religiões, Peterson defende como uma estrutura biopsíquica nos impele ao conhecimento e à ordem, necessários para o autoconhecimento, o autocontrole e o crescimento, e nos protege do estado latente de caos. Articulando com habilidade a psicologia junguiana, a filosofia de Nietzsche e as criações literárias de George Orwell (mais atual do que nunca!) e Dostoiévski, Jordan Peterson demonstra a inevitabilidade do sentimento religioso e expõe as raízes obscuras da perversão totalitária. Suas descobertas e estudos, catalogados diante de centenas de pacientes ao longo de décadas, são chocantes e têm relevância tanto para a condução da vida cotidiana como para a análise das disputas político-ideológicas.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Relacionadas
Revista Oeste
A Edição 124 da Revista Oeste vai além do texto de Ana Paula Henkel. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Gustavo Segré, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Flávio Gordon, Ubiratan Jorge Iorio, Dagomir Marquezi, Artur Piva, Theodore Dalrymple, Bruno Meyer e Guilherme Derrite.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.