As câmeras de vigilância espalhadas pelas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, flagraram o momento em que um assassino ainda não identificado atira contra Brian Thompson, CEO da maior seguradora de saúde dos EUA, a UnitedHealthcare. A cena ocorreu na última quarta-feira, 4.
Joseph Kenny, chefe de detetives do Departamento de Polícia de Nova York, afirmou à emissora norte-americana ABC News que o atirador era “proficiente” no manuseio de armas de fogo.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Depois dos ataques de 11 de setembro, o departamento de polícia nova-iorquino, com apoio do governo federal, ampliou suas capacidades de vigilância.
Hoje, Nova York conta com um extenso sistema de câmeras públicas e privadas, que auxilia na investigação de crimes: mais de 25 mil câmeras somente em cruzamentos de tráfego, segundo a Anistia Internacional.
Câmeras dentro de um Starbucks, a dois quarteirões da cena do crime, capturaram o rosto parcialmente coberto do atirador minutos antes do tiroteio.
Imagens revelam fuga do suspeito que matou CEO
Outras câmeras mostraram o suspeito aguardando Thompson. Logo depois, o assassino fugiu de bicicleta em direção ao Central Park, onde desapareceu. No fim do dia, a polícia divulgou pelo menos cinco imagens do suspeito, mas ainda não anunciou prisões ou identificações.
Leia também: “CEO da ex-dona da Amil é assassinado em Nova York”
Jeffrey Maddrey, chefe do departamento, informou que as autoridades usariam unidades de aviação, de cães e de drones para encontrar o suspeito.
As investigações são realizadas de trás para frente, a fim de criar uma linha do tempo detalhada. Os agentes buscaram entrevistar amigos, colegas e familiares de Thompson, além de examinar suas contas de mídia social e revisar imagens de vigilância no centro de Manhattan.
Os detalhes do ataque
As filmagens capturaram o atirador, que parecia tranquilo. Ele dispara contra o CEO, e o atinge na panturrilha e nas costas. Durante o ataque, o atirador enfrentou problemas com sua arma, que parecia emperrar, mas ele conseguiu disparar novamente enquanto se aproximava de Thompson.
Enquanto o CEO sangrava na calçada, o atirador correu pela rua 54 e escapou por uma passagem de pedestres. O assassino surgiu novamente na rua 55, onde a polícia encontrou um celular. O suspeito pegou uma bicicleta e seguiu para o norte.
Última aparição e esforços policiais
Às 6h48, no mesmo horário em que a polícia encontrou Thompson gravemente ferido na calçada, o atirador foi visto entrando no Central Park, o que marca sua última aparição registrada. As informações são da comissária de polícia, Jessica Tisch.
Mais tarde, a polícia concentrou esforços em um quiosque da Citi Bike na Avenida Madison e em ruas do Upper East Side. Eles solicitaram a porteiros e superintendentes de prédios próximos que revisassem filmagens que pudessem ter capturado a atividade ao redor do local.
Momento de “flerte” pode entregar identidade de assassino de CEO
As novas imagens divulgadas pelas autoridades norte-americanas, que flagram o suspeito de matar o CEO de uma das maiores seguradoras de saúde dos EUA, são uma das principais pistas obtidas pelos investigadores do crime.
As fotos mostram o homem sem máscara, pouco antes do ataque a tiros, num momento de “flerte” com uma funcionária de um albergue no Upper West Side de Nova York, onde ele estava hospedado. A informação foi confirmada pela polícia à rede norte-americana CNN.
Leia mais: “O que falta a polícia descobrir sobre o assassinato de delator do PCC“
Na ocasião, a funcionária pediu ao homem que retirasse a máscara. Segundo a polícia, ele concordou. Nos demais registros ligados ao caso, o suspeito aparece encapuzado e com o rosto coberto.
“Ele abaixa a máscara e dá aquele grande sorriso”, explicou o analista-chefe de inteligência e aplicação da lei da CNN, John Miller. “Aquele pequeno flerte entre os dois, de uma forma bem-humorada, na verdade rendeu o que é até agora a pista mais significativa para identificá-lo.”
Já podemos invejar muitos países, não só o EUA!
Por essa última foto, parece que tem feições femininas. Não é?
Tudo é questao de ponto de vista. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK