Assim como Trump, Biden usará voo para deportação em massa de brasileiros

Para diplomatas, segundo a reportagem, há um fluxo reprimido de imigrantes que agora fazem a travessia a pé
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Fotos Públicas
Foto: Reprodução/Fotos Públicas

Na próxima quinta-feira, 20, cerca de 130 brasileiros serão deportados pelo governo americano, segundo reportagem publicada neste domingo pelo jornal O Estado de S. Paulo. Este será o primeiro voo fretado de imigrantes enviados de volta ao Brasil desde o início do governo de Joe Biden. Ações do tipo tornaram-se frequentes no governo de Donald Trump.

Mesmo com essa política de deportação, aumentou o fluxo dos que chegam ilegalmente pela fronteira com México. O total de brasileiros que chegaram aos EUA ilegalmente começou a crescer em 2015, mas ainda se mantinha em patamares baixos. O grande pico nas apreensões pela Patrulha de Fronteira dos EUA (CBP, sigla em inglês) aconteceu em 2019, quando chegou a 18 mil casos – no ano anterior, haviam sido 1,6 mil.

No ano passado, as travessias caíram em razão dos bloqueios de viagem durante a pandemia e à política estabelecida pelo governo Trump. Para diplomatas, segundo a reportagem, há um fluxo reprimido de imigrantes que agora fazem a travessia a pé.

-Publicidade-

“No ano passado, Trump incluiu os brasileiros no protocolo conhecido como ‘Fique no México’, que remetia ao país vizinho automaticamente aqueles estrangeiros sem documentos apreendidos pelo serviço de fronteira, para que esperassem fora do país pela análise dos pedidos de asilo. Antes, os brasileiros aguardavam em solo americano pela decisão dos tribunais de imigração”, informou o Estadão. “Na campanha eleitoral, Biden prometeu trabalhar para regularizar a situação dos imigrantes ilegais que vivem hoje nos EUA, dar tratamento digno aos que chegassem pela fronteira e não deportar estrangeiros nos 100 primeiros dias de governo”.

 

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

  1. Não devemos esquecer que a América do Norte não aceita imigrantes principalmente ilegais. A política norte americana não vai se curvar ao globalismo através da imigração. A Europa conseguiu uma estratégica através da pandemia do coronavirus pra dificultar a entrada de imigrantes do mundo inteiro. Os Estados Unidos já passou por uma guerra civil, e não vai querer enfrentar novamente una guerra cívil envolvendo os norte americanos natos contra os imigrantes.

    1. Verdade! A extrema esquerda sempre fez isso: o diabo pra ganhar a eleição. Depois é outra história! Faz igual ou até pior. Pelo menos o Trump falava a verdade.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site