Um asteroide gigante chamado de 2023 DZ2 passará perto da Terra neste fim de semana. Ele é grande o suficiente para destruir uma cidade inteira. Astrônomos do Observatório de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), descobriram o 2023 DZ2 em fevereiro deste ano.
É raro um asteroide deste tamanho, com diâmetro estimado em 40-90 metros, chegar tão perto de um planeta. Segundo os astrônomos, o evento ocorre uma vez a cada dez anos.
A newly discovered #asteroid named 2023 DZ2 will safely pass by Earth on Saturday at 100K+ miles away. 🌎
While close approaches are a regular occurrence, one by an asteroid of this size (140-310 ft) happens only about once per decade, providing a unique opportunity for science.
— NASA Asteroid Watch (@AsteroidWatch) March 21, 2023
A Nasa informou que é uma oportunidade importante para os astrônomos aumentarem seus conhecimentos sobre asteroides e para analisarem se o objeto se torna perigoso ao se aproximar da Terra.
“Não há chance deste ‘assassino de cidades’ atingir a Terra, mas sua aproximação oferece uma grande oportunidade para observações”, disse o chefe de defesa planetária da Agência Espacial Europeia, Richard Moissl. Ele observou ainda que o 2023 DZ2 é “um objeto cientificamente interessante”.
Com uma passagem tão próxima da Terra, o asteroide pode ser visto com o uso de binóculos e pequenos telescópios. O evento será transmitido pelo canal The Virtual Telescope Project.
Ao que tudo indica, o asteroide retorna à órbita da Terra em 2026. Os cientistas o descartam como uma ameaça ao planeta. No início deste mês, um asteroide de tamanho semelhante passou bem próximo do planeta.
O tamanho está abaixo do título amigo. De 40 a 90 metros de diâmetro.
Pô, bem que esse asteróide poderia muito bem cair em cima de Brasília, não?… Assim frearia toda esse desastre econômico sendo promovido pelo desgoverno federal do PT.
Li curioso pra saber o tamanho do bicho, mas nada. Essa Oeste às vezes… Tira do sério