Nos últimos dias, a Nasa tem alertado sobre a probabilidade de o asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032. De acordo com os astrônomos, as chances são pequenas, de 3,1%, mas o bastante para aumentar a preocupação no monitoramento do corpo celeste.
O porcentual de chances era de apenas 2,3% até poucos dias atrás.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Com o aumento, a probabilidade do choque do 2024 YR4 com a Terra é a maior já registrada na história. A estatística está no nível 3 da escala de Torino. Esse sistema mede o risco de impacto considerando a força de energia liberada pelo corpo celeste.
O recorde anterior era do asteroide Apophis, descoberto em 2004. Na época, ele aparecia com 2,7% de chances para colidir com o planeta em 2029. Entretanto, análises posteriores reduziram esse impacto a zero.

Queda do asteroide teria impacto apenas local
O 2024 YR4 foi descoberto em 27 de dezembro de 2024 pelo Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra. Desde a sua descoberta, as chances de colidir com a Terra aumentaram gradativamente – de 1,2% para 1,6%, depois para 1,9%, 2,3% e, agora, para 3,1%.
De acordo com as informações da Nasa e da Agência Espacial Europeia, o asteroide tem entre 40 e 100 metros de comprimento, com o tamanho de um prédio de 18 andares. O Laboratório Lunar e Planetário divulgou novas imagens dele nesta semana.
Caso colida com o planeta, a rocha pode causar danos graves no local de impacto e arredores, destruindo cidades inteiras. No entanto, um país todo não seria destruído, por exemplo.
todo mundo sabe onde essa porcaria deveria cair……. mas tinha que ser meio logo….
hehehe concordo.