Nesta quarta-feira, 25, um ataque a tiros na cidade de Lewiston, no Maine, Estados Unidos, deixou ao menos 22 mortos e mais de 60 feridos. Até o momento ninguém foi capturado.
Esse já é o sexto tiroteio em massa mais mortal da história do país, segundo um levantamento do Gun Violence Archive, uma organização norte-americana sem fins lucrativos, especializada em dados sobre violência com armas.
Possível autor do ataque
O autor dos disparos foi visto com um rifle e está foragido. A polícia local está realizando buscas pela cidade. O Gabinete do Xerife do Condado de Androscoggin publicou a imagem do criminoso armado durante o tiroteio.
De acordo com a ABC News, os ataques ocorreram em uma pista de boliche, um bar e um centro de distribuição do Walmart.
Pela rede social X, a polícia do Estado de Maine pediu que a população fique em casa. “Por favor, fique dentro de sua casa com as portas trancadas”, solicitou o departamento em nota.
Lojas e empresas também foram aconselhadas a fecharem as portas.
#UPDATE The attacker who carried out the attack in #Lewiston, #Maine and injured/killed dozens of people has still not been caught. The police are carrying out a major operation. pic.twitter.com/QF2viascrZ
— Intelligence FRONT (@Intelligencefnt) October 26, 2023
De acordo com a polícia, há indícios de que o atirador tenha agido em dois locais diferentes. A investigação apura se um outro criminoso está envolvido no ataque.
Uma rede de saúde estadual afirmou que está atendendo feridos no tiroteio. “A Central Maine Healthcare está em coordenação com os hospitais da área para receber pacientes”, publicou em comunicado.
FBI e autoridades
O Escritório Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) ofereceu pessoal e recursos às autoridades locais.
A governadora do Maine, Janet Mills, disse que foi informada sobre a situação.
O presidente norte-americano, Joe Biden, também está acompanhando os desdobramentos do caso.
“Peço a todas as pessoas da região que sigam as orientações das autoridades estaduais e locais”, disse a governadora no Facebook.
“Continuarei a monitorar a situação e permanecerei em contato próximo com as autoridades de segurança pública.”
ANOTHER VIDEO of US massacre: at least 22 people killed and 60 wounded in Lewiston, Maine attack.
— Ravi Pratap Dubey (@ravipratapdubey) October 26, 2023
1 arrested.
Police scanner: The suspect was last spotted in Sabattus, moving in the direction of the Rusty Lantern from Elm St.pic.twitter.com/pt4Whvxd6S
Com cerca de 37 mil habitantes, Lewiston faz parte do condado de Androscoggin e fica a cerca de 56 quilômetros de Portland, maior cidade do Maine.
a esquerda (leia-se progressistas americanos) vai aguardar para saber (i) a motivação do ataque e (ii) quem são as vítimas, para definir se vai condenar ou não o episódio (ainda não pode chamar de ataque)
Como o Maine é um dos estados americanos que menos burocracia colocam para se comprar e portar uma arma, não duvido que este louco seja um desarmamentista querendo colocar fogo no palheiro … Logo ouviremos os “especialistas” dizendo que se fosse proibido armas de fogo como aqui (somente as legais e na mão das pessoas de bem, já que aqui a burocracia é gigantesca e quase elimina a possibilidade e um infiltrado ter uma arma legal) isso não teria acontecido…
Quem sabe pelo9 menos um civil armado não pouparia tantas vidas?
Vcs da oeste não estão muito diferente do grupo globo É eles lá chamando o Hamas de grupo armado, e vcs aqui chamando esse ato de “incidente”!!!
Também estranhei este termo.