As Forças de Defesa de Israel (FDI) atacaram o norte de Gaza durante a noite de sexta-feira 27. Os caças israelenses atingiram mais de 150 túneis subterrâneos, além de bunkers do Hamas. Entre os terroristas mortos no ataque está Issam Abu Rukbeh, chefe do Comando Aéreo do grupo terrorista.
De acordo com as FDI, Abu Rukbeh era o responsável pelo gerenciamento dos drones, veículos aéreos não tripulados, parapentes, sistemas de detecção aérea e defesas aéreas do grupo terrorista.
Leia mais: “QG central do Hamas fica no subsolo do maior hospital de Gaza, informa Israel”
Ainda segundo os militares israelenses, o terrorista participou do planejamento do massacre de 7 de outubro.
“Abu Rukbeh comandou os terroristas que se infiltraram em Israel em parapentes e foi responsável pelos ataques de drones aos postos das FDI”, afirmou Israel, em comunicado do seu serviço de inteligência.
Além dos intensos ataques aéreos que clarearam o céu da região durante toda a noite, as FDI entraram em confrontos terrestres com suas tropas dentro de Gaza. O bombardeio levou à morte de vários terroristas, mas não há relatos de nenhuma vítima israelense na incursão.
Os túneis de Gaza
Segundo as FDI, o Hamas construiu um labirinto subterrâneo na Faixa de Gaza que chega a ser maior que o metrô de Londres, com com 408 km de extensão, 270 estações e 11 linhas.
“Pense na Faixa de Gaza como uma camada para os civis e outra camada para o Hamas. Estamos tentando chegar a essa segunda camada que o Hamas construiu”, informou um porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), na quinta-feira 26.
É nesses túneis secretos que os terroristas mantém as vítimas dos sequestros. Na sexta-feira, o Exército israelense atualizou para 229 o número de reféns presos em cativeiros pelo Hamas e outros terroristas de Gaza.
Confira: “Embaixador de Israel nas Nações Unidas chama ONU de ‘corpo podre’”
Desde o ataque de 7 de outubro, o Hamas detém pessoas de pelo menos 25 nacionalidades. Entre as vítimas há pelo menos 20 crianças pequenas.
o imbecil de novededos vai resolver
vai para la com o Dino e o Moraes e prender todos
Crime é onde o Hamas camufla seus quartéis. No Brasil tem algum quartel escondido em hospitais, escolas ou igrejas frequentadas por civis? Penso que Israel não quer e não vai destruir Gaza. Mas quer e vai destruir o Hamas. Assim seja.