A divulgação do índice de atividade econômica de outubro sugere que a Zona do Euro, possivelmente, entrará em recessão.
O Purchasing Managers Index (PMI), ou Índice dos Gerentes de Compras, que mede a saúde econômica do setor manufatureiro, caiu neste mês de 48,1 para 47,1, de acordo com dados preliminares divulgados nesta segunda-feira, 24, pela S&P Global. A expectativa do mercado era que o PMI ficasse em 47,5.
O PMI deste mês foi o quarto seguido abaixo da marca de 50, que separa crescimento da contração econômica, e é o índice mais baixo desde novembro de 2020.
Com a crise econômica, especialmente pela escassez de energia e alta desenfreada dos preços, a atividade empresarial vem se contraindo no ritmo mais rápido em quase dois anos. O aumento do custo de vida mantém os consumidores cautelosos e diminui a demanda, o que desacelera a produção industrial.
O analista Andrew Kenningham, da Capital Economics, disse à agência Reuters, que os dados preliminares relativos ao PMI de outubro “fornecem ainda mais evidências de que a Zona do Euro está deslizando para uma recessão bastante profunda, mas que as pressões inflacionárias continuam intensas”.
A inflação nos países que adotam a moeda única atingiu 9,9% em setembro, mais um recorde de uma taxa crescente desde meados de 2021.
Para tentar combater a inflação — que está quase cinco vezes superior à meta —, o Banco Central Europeu começou a aumentar as taxas de juros e a expectativa é de novo aumento de 0,75 ponto porcentual na quinta-feira 27.
O velho mundo idiotizado de vez! Quem poderia imaginar? A doutrinação funcionou!
Sou contra qualquer guerra, mas as sanções comerciais não eram contra… os russos?
Eles destruiram os tubos que levavam o gás, agora não tem mais nada
Exatamente. O doente cortou o tubo de oxigênio e agora está a morrer por asfixia. Danem-se, terão o que já merecem de há longo tempo.