Os grupos criminosos estão distribuindo alimentos para famílias pobres que estão sendo muito afetadas pela pandemia do coronavírus
Enquanto muitas famílias italianas estão sofrendo em razão da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus, a Máfia ganha apoio ao distribuir alimentos para famílias pobres que estão sem dinheiro em meio à quarentena. Isso está alarmando as autoridades.
Nas últimas semanas, começaram a surgir vídeo de mafiosos entregando mantimentos para famílias carentes das regiões da Campânia, Calábria, Sicília e Puglia, informa o The Guardian.
“Por mais de um mês, cafés, restaurantes, bares e lojas estão fechadas”, diz o investigador especializado em máfia Nicola Graterri, da procuradoria de Catanzaro, para o jornal londrino. “Milhões de pessoas trabalham nesses setores sem registro, o que significa que eles não recebem nenhuma forma de pagamento a mais de um mês e não fazem ideia quando vão poder retornar ao trabalho. O governo até está emitindo uma espécie de voucher, mas só para quem é registrado. O estado deve logo ajudar essas famílias, ou a máfia vai providenciar os serviços e controlar as vidas delas”.
Nos últimos dias, a Polícia de Nápoles intensificou a sua presença nos bairros pobres da cidade após a descoberta que a Gamorra, a máfia napolitana, estava organizando distribuição de comida. A Justiça já começou a investigar um grupo que foi detido ao distribuir comida aos moradores locais.
Em Palermo, de acordo com o La Repubblica, um irmão de um chefe da Cosa Nostra foi visto distribuindo comida em um bairro pobre, onde a máfia é muito presente. Com a divulgação da notícia, ele afirmou em uma rede social, que estava praticando um ato de caridade e atacou o jornalista que escreveu a matéria.
“As máfias não são apenas organizações criminosas”, explica Federico Varese, professor de Criminologia da Universidade de Oxford. “Eles aspiram governar territórios e mercados. Não podemos esquecer que grande parte da força dessas organizações são graças à presença de bases locais que elas possuem”.
A distribuição de alimentos é uma prática antiga da máfia, com os chefes sendo visto com benfeitores e distribuidores de serviços essenciais.
Não importa quem esteja oferecendo alimentos. Proibir pessoas de doarem alimentos, não é correto. Se quiserem combater a máfia, que utilizem outros métodos. A doação de comida é e será sempre um gesto elogiável.
Até parece que os mafiosos vão dar alimentos de graça! Sempre vão pedir alguma coisa em troca.