A volta se dará de forma gradual e algumas medidas de distanciamento social deverão ser seguidas
Os governos da Holanda e da França anunciaram que as escolas serão reabertas em 11 de maio. As aulas voltarão de forma gradativa e algumas medidas de distanciamento social serão mantidas.
Na Holanda, os alunos do ensino fundamental retornam no dia 11, mas em meio período; os do ensino médio somente em 2 de junho. De acordo com a revista Época Negócios, medidas de distanciamento social terão que ser seguidas. Restaurantes, cafés e outros estabelecimentos permanecem fechados até 19 de maio.
Na França, as turmas deverão ter menos estudantes e o reinício se dará com os alunos do ensino primário; os do ensino médio vão voltar em 18 de maio. O governo francês espera que todo o sistema educacional volte a funcionar até o fim do próximo mês.
Outros países da Europa também estão reabrindo suas escolas. Na Alemanha, os alunos do ensino médio voltaram hoje, para prestar os exames finais. Na Noruega, os jardins de infância e as creches retomaram as atividades. Na Áustria, o governo anunciou a retomada das atividades escolares no dia 15, o mesmo da reabertura de bares e restaurantes.