Fontes das forças de segurança dos Estados Unidos relataram às emissoras NBC e Fox News que o autor do novo atentado contra Donald Trump é Ryan Wesley Routh, de 58 anos. O atirador foi preso na tarde deste domingo, 15.
Os disparos foram efetuados nas proximidades do Trump International Golf Club, em West Palm Beach, Flórida. De acordo com informações da NBC News, o xerife do condado de Martin, William D. Snyder, relatou que Routh estava “relativamente calmo” no momento da prisão.
O atirador estava armado com um fuzil AK-47, do lado de fora do campo de golfe, enquanto Trump jogava. Ele conseguiu empurrar o cano de sua arma através de uma cerca de arame.
O homem estava a uma distância de 300 a 500 metros de Trump. O Serviço Secreto avistou Routh e abriu fogo. Não foram registrados feridos no incidente. As autoridades também reportaram que, além do fuzil, o acusado carregava uma câmera de modelo GoPro.
O Trump International Golf Club West Palm Beach fica a cerca de 8 km da residência do antigo presidente, Mar-a-Lago.
‘Estou seguro e bem’, diz Trump depois de novo atentado
O ex-presidente norte-americano Donald Trump afirmou, em um e-mail de arrecadação de fundos, que está “seguro e bem”. Ele deu a declaração depois de, segundo o Serviço Secreto dos Estados Unidos, ter sofrido um novo atentado na tarde deste domingo, 15. Tiros foram registrados próximo de sua casa na Flórida. Os agentes investigam o caso.
“Houve tiros na minha vizinhança, mas antes que os rumores comecem a sair do controle, eu queria que você ouvisse isso primeiro: EU ESTOU SEGURO E BEM”, dizia o e-mail. “Nada vai me atrasar”.
A investigação sobre o atentado está em andamento. Mais detalhes serão divulgados conforme a situação evolui. O Serviço Secreto reforçou a segurança ao redor de Donald Trump para garantir sua proteção contínua.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Para a emissora Fox News, logo depois do incidente, agentes do Departamento Federal de Investigação (em inglês, FBI) e do Serviço Secreto forneceram atualizações depois de classificarem o caso como “tentativa de assassinato” do ex-presidente.
Trump havia retornado à Flórida neste fim de semana, depois de uma turnê pela Costa Oeste que incluiu um comício na noite de sexta-feira 13 em Las Vegas e um evento de arrecadação de fundos em Utah.