As autoridades do Estado de Chiapas, no sul do México, encontraram 19 corpos em um caminhão abandonado nas proximidades da fronteira com a Guatemala, na segunda-feira 1°. As informações são do procurador-geral do Estado.
Cinco dos corpos apresentavam ferimentos causados por disparos de arma de fogo. Todos estavam vestidos com roupas escuras e coletes táticos com munição, conforme relataram as autoridades locais.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que a violência dos cartéis é a responsável por essas mortes. Ele também mencionou que algumas das vítimas eram migrantes da Guatemala.
“O que causa isso?”, indagou o presidente do México. “Bem, o tráfico de drogas e o tráfico de migrantes, ou seja, o tráfico de pessoas, é uma rota.”
Obrador deu a declaração durante a coletiva de imprensa diária desta terça-feira, 2. “Há dois grupos [cartéis] em disputa”, acrescentou. “As pessoas da região estão sendo protegidas.”
Opiniões de moradores locais
Alguns moradores de Chiapas têm opiniões divergentes sobre a situação.
“É triste e não posso dizer o contrário, é triste que a violência chegou até aqui”, disse um residente à CNN Español.
Outro morador comentou: “Muito medo, nasci e cresci em Chiapas. Mas, dada a violência do Estado, tive de migrar. Moro em outro lugar agora, fora do Estado, e só venho visitar minha família”.
O presidente do México prometeu uma investigação completa sobre as mortes e afirmou que a segurança em Chiapas ganhará reforços.
Contexto adicional sobre a violência em Chiapas
A violência em Chiapas aumenta à medida que os cartéis lutam pelo controle de rotas lucrativas para o contrabando de migrantes e drogas.
O Cartel de Sinaloa e o Cartel da Nova Geração de Jalisco envolveram-se em uma guerra territorial na área, o que forçou centenas de pessoas a abandonar suas casas em janeiro.
O México é parecido com o Brasil, só que no Brasil os cartéis são de políticos