O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, na sexta-feira 23, que vai investir US$ 1,5 bilhão para financiar medicamentos para reverter overdoses de opioides (medicamentos usados para tratar dor), estabelecer sanções contra traficantes de drogas e aumentar o financiamento para aplicação da lei. As informações são da Agência Reuters.
De acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a crise de opioides no país provocou cerca de 108 mil mortes por overdose de drogas em 2021, um aumento de quase 15% em relação ao ano anterior.
“Nossa nação está enfrentando 108 mil mortes por overdose em apenas 12 meses. Isso é uma vida perdida a cada cinco minutos ininterruptamente”, disse Rahul Gupta, diretor da Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca.
Parte do valor dos fundos será destinada ao tratamento de transtornos por uso de substâncias e à remoção de barreiras a alternativas como a naloxona, um medicamento que pode reverter overdoses de opioides, disse Delphin-Rittmon.
Atualmente, existem barreiras legais que limitam o acesso à naloxona em alguns Estados norte-americanos e, em outros, nem sempre a medicação está disponível para aqueles com maior risco de overdose.
A “cracolândia” californiana
Reportagem da Revista Oeste publicada na Edição 130 mostra que o Estado mais rico dos Estados Unidos, a Califórnia, também abriga uma “cracolândia”. Em Los Angeles, a segunda maior cidade do país, a população local e os turistas evitam atravessar a Skid Row — a região, que ocupa quase 50 quarteirões, se transformou em uma referência pouco abonadora para a cidade.
Leia um trecho:
“Skid Row lembra a cracolândia de São Paulo, com duas diferenças. Primeira: em vez de crack, as drogas preferidas são a heroína e o fentanil (uma espécie de analgésico superpotente). Segunda: há muito mais usuários de drogas em Skid Row do que na cracolândia. O número oscila, mas algumas estimativas falam em mais de 10 mil moradores de rua só naquela região. A cracolândia não costuma ter mais de 2 mil frequentadores regulares.
Em Skid Row, ruas e mais ruas são tomadas por barracas e lixo. E, assim como em São Paulo, ninguém passa fome: igrejas e ONGs oferecem alimento aos sem-teto em pontos diferentes do distrito.“
Aqui no Brasil a esquerda quer liberar as drogas… É comum ouvirmos artistas e políticos esquerdopatas advogando a favor da liberação das drogas… Querem transformar as novas gerações em mortos vivos… Pior que tem gente que vota nesses trastes…
DE ONDE VEM A COCAÍNA QUE ENTRA NOS ESTADOS UNIDOS?
DROGAS, EVIDENTEMENTE, FAZEM PARTE DAS POLÍTICAS DE ESQUERDA.