O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse na quinta-feira 21 que “o país tem um compromisso de defender Taiwan”.
A declaração foi dada durante uma entrevista, quando indagado se os EUA sairiam em defesa da ilha, que se queixa de pressão militar e política crescente de Pequim para aceitar a soberania chinesa. A tensão militar entre China e Taiwan chegou ao maior nível em 40 anos.
“Sim, temos o compromisso de fazer isso” afirmou Biden.
Embora Washington seja obrigada por lei a garantir a Taiwan os meios para se defender, há tempos segue uma diretriz de “ambiguidade estratégica” quanto a uma intervenção militar para proteger a ilha no caso de um ataque chinês.
Um porta-voz da Casa Branca disse que, na entrevista coletiva, Biden não estava anunciando nenhuma alteração na abordagem e que “não há mudança em nossa política”, mas não quis comentar mais quando questionado se Biden se equivocou.
“O relacionamento de defesa dos EUA com Taiwan é guiado pela Lei de Relações com Taiwan. Manteremos nosso compromisso de acordo com a lei, continuaremos a apoiar a legítima defesa de Taiwan e continuaremos a nos opor a quaisquer mudanças unilaterais”, disse o porta-voz.
Isso vindo do mesmo cidadão senil que não consegue nem por duas frases juntas sem script. Falar é uma coisa, fazer é outra.
Taiwan tá no bico do corvo! Se a China fizer uma invasão em massa já era!