O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira, 22, um pacote de sanções contra a Rússia. A medida é uma resposta ao decreto de Vladimir Putin que reconheceu a independência de duas regiões na Ucrânia.
“Se a Rússia for mais longe, estaremos preparados para ir além com as sanções”, disse o democrata, ao mencionar que sua determinação afeta o banco VEB e o banco militar russo, cortando o acesso a financiamentos ocidentais.
Além disso, a partir de amanhã, também haverá sanções financeiras contra empresários que compõem a elite russa e seus familiares. “Estamos implementando sanções à dívida soberana da Rússia”, informou Biden.
Biden afirmou que Putin está preparando uma tomada de território ucraniano que vai além das regiões Luhansk e Donetsk. Chamou o processo de “início de uma invasão da Ucrânia” e falou em “violação internacional”.
“Nenhum de nós será enganado pelas afirmações de Putin sobre a Ucrânia”, disse Biden. “Quem, em nome de Deus, Putin pensa que lhe dá o direito de declarar chamados ‘novos países’ em território que pertence a seus vizinhos?”
Conflito
A medida anunciada na segunda-feira aumenta o clima de tensão no Leste Europeu. Atualmente, 100 mil soldados russos estão a postos na fronteira ucraniana, esperando o sinal verde de Moscou. O Kremlin, por sua vez, nega qualquer plano de invasão e acusa as potências ocidentais de histeria.
Em comunicado transmitido pela TV, Putin disse que a ameaça à Rússia aumentará substancialmente caso a Ucrânia resolva fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Leia também: “Rússia x Ucrânia — De que lado você está?”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 97 da Revista Oeste
A guerra real de Biden é contra os próprios americanos. Ditadores burocratas como ele só se fartam quando dão canetadas que destroem vidas.
Esses imbecis acham que essas sanções vão funcionar contra os russos. Podem funcionar com países como Argentina, Panamá, Burkina-Faso, Brasil e por aí afora. Vamos ver até onde isso daí vai. A cada sanção irá mais um naco da Ucrânia embora, vai ganhar essa parada, quem tiver mais gás. Isso os russos tem demais.
Biden é o pior presidente americano. Disputa cabeça a cabeça com Obama, seu ex-chefe.