Na sexta-feira 24, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu na Casa Branca com os chefes de governo do Japão, da Austrália e da Índia para discutir a reativação da aliança Quad, que busca fazer frente à China na região do Indo-Pacífico. Os líderes se comprometeram por uma região “livre e aberta” e, no comunicado final, defenderam “o Estado de Direito, a liberdade de navegação e de sobrevoo, a resolução pacífica de conflitos, além de princípios democráticos e de integridade territorial dos Estados”.
Leia mais: “Talibã retoma política de amputações e execuções”
A China não é mencionada no documento. No entanto, Pequim, que chegou a declarar que essa aliança estava “fadada ao fracasso”, acompanha atentamente a movimentação diplomática norte-americana.
A aliança Quad (em português: Diálogo de Segurança Quadrilateral) foi esboçada depois do tsunami devastador de 2004 no oceano Índico e formalizado em 2007, mas estava inativa há muito tempo.
Com informações da RFI
A guerra fria continua, mad com atores diferentes e o brasil segue sendo um pária!
O Joe Biden não é tão esquerdista como os esquerdistas brasileiros dizem. O Joe Biden vai fazer uma política para isolar a China. E se possível destrui-la economicamente exatamente como fez Ronald Reagan com a União Soviética.