A empresa Bloomberg Finance LP foi multada em US$ 5 milhões (quase R$ 26 milhões) por supostamente divulgar informações enganosas sobre suas metodologias de avaliação para títulos de renda fixa. A penalidade foi estabelecida pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.
As irregularidades teriam ocorrido entre 2016 e outubro de 2022 na BVAL, um serviço por assinatura da companhia que funciona como uma carteira de avaliação de investimentos. Conforme a comissão, a Bloomberg teria passado informações a seus clientes de modo a beneficiar determinadas empresas.
“A Bloomberg assumiu um papel crítico como um serviço de precificação para participantes nos mercados de renda fixa e cabe à Bloomberg, bem como a outros serviços de precificação, fornecer informações precisas a seus clientes sobre seus processos de avaliação”, disse Osman Nawaz, que chefia um departamento da comissão norte-americana, responsável pelo caso.
Sobre a Bloomberg LP
A empresa fornece ferramentas de software financeiro e aplicativos corporativos, como análise e plataforma de negociação de ações, serviços de dados e notícias para empresas e organizações financeiras por meio de um serviço digital. A plataforma funciona como seu principal produto gerador de receita.
Leia também: “O novo departamento de propaganda do PT”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 147 da Revista Oeste