As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, 5, com destaque para os índices acionários da China, impulsionados pelas decisões de flexibilização das restrições contra a covid-19 anunciadas no fim de semana.
O índice Xangai Composto fechou em alta de 1,76%, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,88%. Já o Hang Seng, de Hong Kong, terminou o pregão com salto de 4,51%, sustentado principalmente pelos ganhos de 9,3% do seu subíndice de tecnologia. Ações do setor imobiliário tiveram forte alta, com Country Garden Holdings (+18,06%) entre os melhores desempenhos do dia.
A capital, Pequim, e a metrópole Shenzhen estão entre as cidades cujas políticas de combate à covid foram flexibilizadas. A partir desta semana, não serão mais exigidos testes negativos para usar o transporte público.
O Partido Comunista Chinês começou a anunciar o fim de algumas regras na semana passada, depois que protestos nos dias 26 e 27 foram realizados em várias cidades e universidades do país.
“Se essas mudanças forem observadas em outras cidades chinesas, isso deve aumentar o otimismo do mercado nesta semana”, ponderou o Danske Bank, em comunicado. A política de covid zero de Pequim tem pressionado a economia do país.
A bolsa de Tóquio fechou em leve alta de 0,15%, nesta segunda-feira, 5, enquanto o índice sul-coreano Kospi contrariou a movimentação geral ao recuar 0,62%.
Entre outros mercados, o taiwanês Taiex teve ganho modesto de 0,07%, e o australiano S&P/ASX 200 subiu 0,33%.
Relacionadas