O presidente Jair Bolsonaro enviou mensagem de condolências à rainha Elizabeth II pela morte de seu marido, o príncipe Philip, nesta sexta-feira, 9, aos 99 anos. Em março, o duque de Edimburgo foi operado do coração e permaneceu internado por um mês, tendo recebido alta no último dia 16.
A morte de Philip não altera a linha de sucessão ao trono britânico, encabeçada por seu filho mais velho com a rainha, o príncipe Charles, de 72 anos, seguido do filho mais velho de Charles com a princesa Diana, o príncipe William, de 38.
Leia mais: “Príncipe Philip ‘conquistou o afeto de gerações’, diz Boris Johnson; veja repercussão”
“O governo e o povo brasileiros solidarizam-se com a rainha Elizabeth II, sua família e o povo do Reino Unido neste momento de luto dos britânicos pela perda do duque de Edimburgo. O presidente Jair Bolsonaro enviou mensagem de condolências a Sua Majestade”, divulgou o Itamaraty.
Philip anunciou sua retirada da vida pública em 2017, embora, depois disso, ainda tenha aparecido em alguns compromissos oficiais ao lado da rainha. Sua última aparição foi em julho do ano passado, em cerimônia militar no Castelo de Windsor. O casal real decidiu permanecer no local durante o período de confinamento por causa da pandemia de covid-19.
De acordo com o protocolo oficial, o funeral do príncipe será um evento reduzido e discreto. Ainda não se divulgou a data para as cerimônias.