O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, na manhã desta sexta-feira, 8, em Buenos Aires. A reunião, confirmada de última hora, durou cerca de 30 minutos, disseram interlocutores de Milei à TV Bandeirantes.
Leia também: “Bolsonaro, sobre vitória de Milei: A esperança volta a brilhar na América do Sul“
O encontro ocorreu no Hotel Libertador, onde Milei está hospedado durante a transição de governo. Ali mesmo será a cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, marcada para o próximo domingo, 10.
A reunião também contou com a vice-presidente eleita da Argentina, Victoria Villarruel. O encontro tratou de alguns temas, como o avanço da direita na América Latina.
Além do ex-presidente da República e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), também participaram os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Gilson Machado (PL-PE), ex-ministro do Turismo; o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto; e o assessor de Bolsonaro Fabio Wajngarten.
+ Acompanhe mais notícias de Mundo em Oeste
O parlamentar chegou à cidade de Buenos Aires na noite de quinta-feira 7, junto de sua mulher, Michele Bolsonaro, e outros aliados. Bolsonaro pretende ficar na capital argentina até a próxima segunda-feira, 11, um dia depois da posse de Milei. A agenda de Bolsonaro ainda conta com um encontro com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não participar da posse de Milei. Ele enviará o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, como seu representante. A previsão de chegada do chanceler é neste sábado, 9.
“Volta, Bolsonaro”: rumo à Argentina, ex-presidente é ovacionado por passageiros do mesmo voo que o levou ao encontro com Javier Milei
Em viagem a Buenos Aires, Bolsonaro foi ovacionado por passageiros enquanto estava no voo. Ciro Nogueira, que também esteve na reunião com Milei, publicou no Instagram um vídeo do momento em que Bolsonaro embarcava em uma aeronave.
“Estamos embarcando agora, junto do nosso presidente”, diz a publicação. “Rumo à Argentina para a posse do presidente eleito, Milei.”
Ao perceber que se tratava do ex-chefe do Executivo, muitos passageiros do voo comercial se entusiasmaram.
Leia também: “Um país que respira”, artigo de Silvio Navarro para a Edição 192 da Revista Oeste
Contra fatos não há argumentos: Bolsonaro, o nosso presidente.