Decisão foi aprovada pela comissão de artes da cidade e conta com o apoio do prefeito; estátua de Lincoln está em parque de Boston desde 1879
![Estátua Lincoln](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/07/Estátua-e1593608222351.jpg)
A omissão de artes de Boston, nos Estados Unidos, decidiu de forma unânime remover uma estátua em que um escravo liberto está ajoelhado aos pés de Abraham Lincoln.
A estátua está no Boston Common, um parque no centro da cidade, desde 1879. Criada pelo artista Thomas Ball, ela é cópia de um monumento em Washington instalado três anos antes.
Apesar de a obra ter sido criada para celebrar a abolição da escravidão nos EUA, seu design, que mostra o homem negro ajoelhado, desagrada a algumas pessoas.
“Sabemos que muitas pessoas ficam incomodadas ao olhar para o monumento. Não devemos ter uma estátua que traga desconforto a qualquer grupo de pessoas”, disse a vice-presidente da comissão, Ekua Holmes.
“Após um processo público, ficou claro que residentes e visitantes de Boston se sentem desconfortáveis com essa estátua”, afirmou o prefeito da cidade, Marty Walsh.
Mais de 12 mil pessoas assinaram uma petição para a retirada da estátua. Segundo o site Breitbart News, ainda não foi informada uma data para a remoção do monumento.
Apagando a história
O assassinato de George Floyd, morto pela polícia de Minneapolis em 25 de maio, desencadeou protestos em todo o mundo. Estátuas de figuras históricas acabaram virando alvo de manifestantes mais exaltados.
Como já noticiado por Oeste, o presidente dos EUA, Donald Trump, convocou a Guarda Nacional para garantir a segurança dos monumentos da capital do país. Isso ocorreu depois de manifestantes tentarem derrubar a estátua do ex-presidente Andrew Jackson que está próxima à Casa Branca.
O Museu de História Natural de Nova York anunciou que vai retirar a estátua do ex-presidente Theodore Roosevelt que fica na entrada da instituição. A alegação é que o monumento mostra um indígena e um negro subjugados.
A tentativa de retirar monumentos históricos chegou ao Brasil, conforme Oeste também noticiou. A deputada estadual de São Paulo Erica Malunguinho (Psol) disse que estátuas “que prestem homenagem a escravocratas ou a eventos históricos ligados à prática escravagista devem ser retiradas de vias públicas e armazenadas nos museus estaduais, para fins de preservação do patrimônio histórico”.
Talvez o erro de ortografia inicial tenha sido involuntário mas efetivamente fala a verdade (“ A omissão de artes de Boston “).
Esse racismo está insuportável, em breve ser branco será crime.
Que seja então colocada em um museu! Que seja preservada a história e o artista! Só não entendo essa revolta!
O passado fica marcado nos livros nas esculturas nos quadros!!
Boston só tem 12 mil pessoas?
E o restante da população de Boston?
Abraham Lincoln,o Republicano de coragem que libertou os escravos americanos,pois se dependesse dos Democratas,eram escravos até hoje.
Como varreram a história suja dos Democratas,para de baixo do tapete da Casa Branca,hoje culpam os Republicanos pelo racismo americano,mas os responsáveis foram os Democratas.
Por favor vejam esse pequeno documentário.
https://www.youtube.com/watch?v=Na7j8nIfhbs
Muito bom o mini documentário. Compartilhei . Obrigada!
Uma obra de 1879. Está exposta a quase 150 anos. Quantas gerações até hoje já viram?
Gostei do documentário. Obrigado.
Idiotas que não tem o que fazer. Fora com este politicamente correto.
Isso só NÃO é mais RIDÍCULO que o tal “Black live matter”, tentar apagar ou negar seu passado é abrir mão da sua identidade. As pessoas que defendem esses atos são tão doentias quanto a ideologia política por trás deles.
Obama e sua turma estão precisando trabalhar e deixar a história em paz!!