Especula-se que um botão que fica no assento do piloto pode ter causado a perda de altitude em um avião da Latam, na última segunda-feira, 11. O incidente ocorreu com um Boeing 787. Ao menos 50 pessoas ficaram feridas. As informações são do jornal The Wall Street Journal.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Segundo o jornal, informações preliminares da investigação do incidente sugerem que uma comissária esbarrou em um botão do assento do piloto enquanto servia a refeição na cabine.
O piloto teria sido empurrado para a frente. Com isso, acionou os controles que lançaram o nariz do avião para baixo.
Leia também: “Nova Zelândia apreende caixas-pretas de avião da Latam que perdeu altitude e feriu 50 passageiros”
Esse botão é exclusivo do modelo Boeing 787, que fazia o voo LA800 entre Sydney, na Austrália; e Santiago, no Chile, com escala na Nova Zelândia. O incidente ocorreu ainda no primeiro trecho da viagem.
Por que o botão existe no avião da Latam?
Existem dois botões que mexem os assentos dos pilotos. Um deles fica na lateral. O outro, exclusivo do Boeing 787, fica na parte de trás. Esse dispositivo foi instalado para facilitar a entrada do piloto dentro da cabine.
Leia mais: “Vídeo: avião cai na Rússia depois de motor pegar fogo”
O botão da lateral do banco tem outros comandos, como o de altura. A posição do piloto em relação aos painéis e ao para-brisa é de extrema importância na aviação.
A posição é regulada por normas das agências norte-americanas e europeias de aviação. Elas servem para garantir que o piloto tenha visibilidade e acesso a todos os instrumentos.
Leia também: “Mistério de 10 anos: avião da Malaysia Airlines desapareceu com mais de 200 pessoas a bordo”
A Boeing está se autodestruindo.
Que justificativa sem pe e sem cabeça, historia mal contada. Fiquei imaginando outra coisa, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK