O Dia Internacional da Felicidade é neste domingo, 20. De acordo com a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, o Brasil é o segundo país mais feliz da América do Sul (atrás apenas do Uruguai); o quinto, entre os países da América Latina; e o 38º, na classificação geral.
Nos últimos 10 anos, o órgão vem fazendo um ranking mundial da felicidade. A edição de 2022 listou 146 países. A primeira colocação é da Finlândia pelo quinto ano consecutivo. Até a 20ª posição, todas as nações são democracias liberais. Os Estados Unidos aparecem em 16º, logo abaixo do Canadá (15º), que está na melhor posição do continente americano. No Oriente Médio, a liderança ficou com Israel, nono colocado em todo o mundo.
A lista revela que a população de Taiwan (na 26ª posição) é mais feliz que a chinesa (72ª colocada). A Venezuela, que assim como a China é controlada por um regime de exceção de esquerda, atingiu a colocação número 108 — e ficou abaixo, por exemplo, do Iraque.
Na penúltima colocação está o Líbano, imerso em conflitos internos. O Afeganistão, sob o governo dos extremistas do Talibã, aparece em último lugar.
Para avaliar a felicidade, o ranking leva em consideração variáveis como Produto Interno Bruto per capita, expectativa de vida saudável, liberdade para fazer escolhas de vida, generosidade e percepções de corrupção. Esses dados geram uma escala que vai de zero a dez. O maior valor atingido nesta edição foi 7,8, dos finlandeses. E o pior: 2,4, dos afegãos.
Leia também: “Jovem Guarda e um copo de Choco Milk”, artigo de Dagomir Marquezi para a Edição 104 da Revista Oeste
Mas se tivessem nas mãos dos larápios do pt estaríamos beirando o ultimo
Depende dos critérios de quem pergunta. E por falar em pergunta estou-me indagando qual seria o mais feliz da América do Sul.
Assim como grande número de comentaristas, achei a notícia incompleta e isso originou frustação.
Venezuela e Cuba empatam em primeiro lugar no ranking da felicidade suprema.
Parece que as poucas pessoas que responderam ser meio infelizes sumiram misteriosamente….
Na lista. indicada no link do “Ranking mundial da felicidade”, o primeiro colocado da América do Sul é o Uruguai…….kkkkkk.
Infelizmente quem vivência os problemas do dia a dia sabe que a história é outra. Logo o Rio como exemplo, o Estado mais corrupto do Brasil? Os comentaristas estão realmente com a absoluta razao, as notícias precisam ser avaliadas e seus conteúdos otimizados. A Revista Oeste precisa crescer em qualidade, esperamos por isso.
Augusto Nunes. Escolha um pouco melhor. Não sou obrigado a assinar a revista, mas estou colaborando.
Deficiência de links de referência e falta de dados. Qual o primeiro país na América do Sul? Onde localizar a classificação geral. Favor complementar as informações. Obrigado.
Faltou publicar a classificação geral. Fiquei curioso. Quem é o primeiro na América do Sul?
A gente tenta dar uma força mas o jornalista não contribui. Não deve ser o caso, mas o jornalusta deve estar mais interessado em saber a posição de Cuba e Venezuela.
Verdade! Li duas vezes para verificar se eu tinha pulado a informação na primeira leitura
Viver em meio a ladrões gera felicidade. Que curioso.
O Brasil é, de fato, um país sui generis.
Verdade!
Será q é por desconhecimento (ignorância)?
Em 2030 você não vai ter nada, zero, nem casa para morar, mas VAI SER FELIZ. Sabe porque? “Porque EU quero”, disse o criador do Fórum de DAVOS, associado a Bill Gates, Zuckerberg, Bezos, Fauci, Soros e alguns outros magnatas que serãofelizes e TERÃO TUDO. Não foi bacana?
Tinha um slogan do PT que dizia: “Sem medo de ser feliz”. Se ainda estivéssemos num governo do PT como estaríamos agora? Em que colocação? Está em votação.