Um grupo de 13 brasileiros estão abrigados em uma escola católica na Faixa de Gaza. Segundo o Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, o grupo está na escola Rosary Sister School.
O Itamaraty pediu ao governo de Israel não bombardear a escola onde estão os brasileiros.
“A fim de reuni-los e protegê-los, estamos hospedando 13 integrantes do grupo de brasileiros em uma escola católica”, disse o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, ao portal G1.
O escritório também informa que outros 15 brasileiros preferiram ficar em suas próprias casas até o governo concluir as negociações para trazer todo o grupo de volta ao Brasil.
Retirada dos brasileiros
O embaixador informou que, ao todo, 28 brasileiros em Gaza manifestaram vontade de voltar ao Brasil, para escaparem da guerra. Antes eram 30, mas 2 desistiram. Desses 28, 15 são crianças.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a logística para a retirada dos brasileiros está pronta. O plano prevê o uso de ônibus que os levarão do norte da Faixa de Gaza até o ponto de passagem, em Rafah.
De lá, o grupo seguirá um trajeto também via terrestre em território egípcio até a capital, Cairo, onde um avião para o Brasil estaria esperando.
Porém, de acordo com o embaixador, o Egito não quer autorizar a passagem do grupo por seu território. O país tem receio de que os brasileiros se tornem refugiados no país.
Outro desafio para o resgate dos brasileiros em Gaza é que a região está sem energia elétrica e a bateria dos celulares corre o risco de acabar.
Candeas afirma que alguns brasileiros estão conseguindo economizar a bateria e ainda podem ser contatados pelo celular.
A região da Faixa de Gaza tem sido bombardeada nos últimos dias por causa do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Desde o sábado 7, há pelo menos 2,3 mil mortos.
Na terça-feira 10, um bombardeio na Faixa de Gaza atingiu a casa de um brasileiro, que ficou ferido.
Quem são esses Brasileiros que foram morar em uma área de conflitos? Quem mandou eles irem para lá fazer o que? Os terroristas do Hamas que perseguem judeus e católicos vão deixar que eles saiam só porque esse Desgoverno pediu? Esses Petralhas estão escondendo algo, uma Escola Católica no meio de um Estado Terrorista que pregam jihad, guerra santa?
O que estavam fazendo em Gaza ?
Só de curiosidade…