O Brics será expandido, depois de 12 anos com a mesma formação. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul chegaram a um acordo para ampliar de cinco para dez o número de integrantes.
Os representantes do grupo emitirão convite aos novos integrantes, de acordo com negociadores brasileiros. Os países serão chamados à 16ª Cúpula do Brics, a ser realizada na Rússia.
Leia também: “Dilma se reúne com Putin e defende fim de transações em dólar”
Nesta quarta-feira, 23, a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, anunciou que os países do Brics chegaram a um acordo para expandir o bloco.
“Temos um documento que adotamos e que estabelece diretrizes e princípios, processos para considerar países que desejam fazer parte do Brics”, afirmou Naledi, em entrevista à Rádio Ubuntu, estação estatal mantida pela chancelaria sul-africana. “Isso é muito positivo.”
Como deve ser a expansão do Brics
A expansão deve ser o principal resultado da 15ª Cúpula do Brics. A delegação brasileira espera o ingresso de ao menos cinco membros, entre os quais Arábia Saudita, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Egito e Irã. A Indonésia, antes na lista, pediu de última hora para que o processo fosse adiado. A quantidade é menor do que os 23 países que haviam pedido adesão.
À exceção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os demais líderes do Brics abordaram de forma positiva as negociações para ampliar o número de membros do grupo e indicaram apoio. Apesar disso, o anúncio da decisão foi adiado para amanhã.
Leia mais: “Assessor de Dilma no Brics defende pena de morte para quem discorda do socialismo”
Integrantes do governo brasileiro, no entanto, dizem que ainda há pendências a resolver no último dia da cúpula. Uma reunião nesta quarta-feira acertaria os detalhes sobre os termos. O anúncio da expansão do bloco sendo preparado para a quinta-feira 24, último dia da cúpula.
A posição da chancelaria brasileira
O Brasil era o país mais reticente à expansão, mas negociou uma concessão da China, em articulação com Índia e África do Sul. A declaração ainda está pendente, mas, segundo diplomatas, avança em relação ao que Pequim dizia antes.
Brasília, Nova Delhi e Johannesburgo pediram aos chineses uma declaração clara de apoio ao pleito dos três, para obter um assento no Conselho de Segurança da ONU — algo considerado pouco provável.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Já notaram que os mandatários socialista são todos gordinhos ?
O povo é que é magro de fome…
O cara não queria, mas a China mandou ele ficar quieto. Apesar de se dar mal, ainda teve ânimo para posar com os dedinhos em sinal de positivo. Para completar, devia ter levado a Janja…
Que imbroglio que é esse bloco do Brics…é um balaio de gatos.
Faltou chamar Bangladesh, Butão, Cuba, alguns países africanos que contribuíram com o Brasil por 350 anos (dizem por aí)… Assim descamba a humanidade.
Eu já acho um absurdo essa BRICS que foi formado por um economista norteamericano puramente por critério de tamanho das economias sem nenhuma definição de seus propósitos geopolíticos. Juntar países democráticos com países comunistas e ditaduras é um contracenso total!
E agora incluir países quebrados como a Argentina não faz o menor sentido… só falta incluir Israel…
Não é bem assim!
Tudo o que O’Neil fez, em suas análises econômicas, foi identificar países q, na década de 90, estavam se saindo bem (em desenvolvimento)!
Os 4 aproveitaram a análise e decidiram estimular mutuamente suas economias! A África do Sul (S) entrou depois de alguns anos
Cada vez mais parecido com o Zé do Caixão…
O que a Argentina e o Irã estão fazendo nesta lista ?
Só para criar mais desordem…
O único ridículo na foto , o cara mostra mesmo que não tem compostura e nem estatura diplomática .
Ele tá pensando que está em uma reunião em ambiente controlado de uma claque do PT.
Put’s , só passamos vergonha no exterior com esse cara , meu Deus até quando?
Kkk… Talvez o sujeito esteja contente porque conseguiu quatro chicletes seminovos.
Vejam o paspalho com os dedos pra cima , a esclerose está galopante kkk
Prefiro não dar esse argumento para ele se safar! Novamente!
É totalmente consciente e “tá se achando”!