O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira, 21, que a cidade de Brisbane, na Austrália, será a sede da Olimpíada de 2032. Candidata única na disputa, ela recebeu 77 votos de 80 possíveis (houve três abstenções).
Esta será a terceira vez em que a Austrália receberá uma edição dos Jogos Olímpicos. A primeira foi em 1956, em Melbourne. A mais recente, em 2000, em Sydney.
Leia mais: “Sistema de saúde está pronto para Olimpíada, diz governadora de Tóquio”
Result of the host election for the XXXV Olympiad#IOCSession | #Brisbane2032 pic.twitter.com/Ns8xJg7F5f
— IOC MEDIA (@iocmedia) July 21, 2021
“A votação de hoje é um voto de confiança de que Brisbane receba os magníficos Jogos Olímpicos de 2032. Ouvimos muitos comentários positivos dos membros do COI e das federações internacionais nos últimos meses”, elogiou o presidente do COI, Thomas Bach.
Leia também: “Olimpíada não terá público, e Tóquio ficará em estado de emergência”
Após o anúncio, houve festa nas ruas de Brisbane, onde uma multidão se reuniu em frente a um telão montado em frente a um palco para comemorar a indicação. O primeiro-ministro australiano, Scott Morisson, também cumprimentou a cidade por ter sido escolhida pelo COI. “Sabemos que é uma grande oportunidade para nossa nação, assim como os Jogos de Melbourne e a Olimpíada de Sydney”, afirmou o premiê.
A próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2024, será disputada em Paris. Em 2028, cidade-sede é Los Angeles.
The IOC has voted and named Brisbane the 2032 Olympic and Paralympic Games Host City! #Brisbane2032 @IOCmedia pic.twitter.com/PpEnn6Ktov
— Brisbane City (@brisbanecityqld) July 21, 2021
Leia também: “Deixem os Jogos Olímpicos em paz”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 67 da Revista Oeste