Sistema de saúde está pronto para Olimpíada, diz governadora de Tóquio

Capital japonesa está em estado de emergência
-Publicidade-
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike | Foto: Divulgação

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, afirmou, nesta terça-feira, 13, que um número suficiente de hospitais, combinado à aceleração da vacinação dos idosos, deixa a capital japonesa pronta para realizar uma Olimpíada “segura e protegida”, dentro de dez dias, segundo reportagem da Agência Brasil. Mas a governante também advertiu, em entrevista à agência de notícias Reuters, que a pandemia do novo coronavírus está longe do fim e que a variante Delta, em propagação, continua sendo um risco.

“Muitíssimas pessoas serão vacinadas nos próximos dez dias e durante a Olimpíada. A maior mudança em resultado disso será uma queda substantiva na proporção de mortes e casos graves entre os idosos”, disse ela. “Por causa disso, e porque o sistema médico está pronto, acho que podemos ir adiante com uma Olimpíada segura”, afirmou. Atualmente, cerca de 28% da população do Japão foi vacinada com pelo menos uma dose de imunizante contra a covid-19.

Estado de emergência

-Publicidade-

Ontem, segunda-feira 12, Tóquio entrou em seu quarto estado de emergência, forçando bares e restaurantes a fechar cedo. Devido a um repique de casos de covid-19 e, conforme noticiou Oeste, à preocupação com a variante Delta, na semana passada os organizadores dos Jogos Olímpicos proibiram a presença de torcedores em quase todos os locais de competição.

“É muito triste que os Jogos estejam sendo realizados sem espectadores”, disse Koike. “É claro que poderemos diminuir os riscos, mas os espectadores também são muito importantes para os atletas e lhes dão um grande impulso. É uma grande pena que tenhamos de realizar a Olimpíada sem eles”, afirmou a governadora.

Leia também: “Olimpíada não terá público, e Tóquio ficará em estado de emergência”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.