A mineradora Ojos de Salgado poderá pagar uma multa de US$ 13 milhões, em razão de um buraco gigante aberto de suas jazidas no Deserto do Atacama, no Chile. O valor é equivalente a R$ 68 milhões, no câmbio atual.
A multa é resultado de quatro acusações do Ministério do Meio Ambiente do Chile. As denúncias responsabilizam a mineradora pelo buraco gigantesco que apareceu no fim de julho, com 64 metros de profundidade.
Entre as acusações, estão o excesso de extração mineral desde 2019 e a realização de obras em áreas diferentes das aprovadas pelas autoridades. O excesso de água inundou outras minas e causou “danos irreparáveis” ao aquífero, segundo o Ministério do Meio Ambiente do Chile.
Outras multas incluem o possível descumprimento das condições estabelecidas para o transporte de minério. Nesse caso, segundo a denúncia, os caminhões carregavam mais carga que o permitido. Isso fez com que os veículos transitassem com excesso de peso em via pública.
A Ojos de Salgado tem dez dias para apresentar um programa de solução sobre as acusações e 15 dias para apresentar sua defesa.
Aparece Colosal Agujero de la nada 🤯
Aconteció un enorme socavón en la región de #Atacama de 25 m de diámetro y 300 m de profundidad es #monstruoso. Desconocen su origen. Los especialistas investigan la causa del #fenómeno y a la vez evitar el temor en la población…
Chile pic.twitter.com/DgVqmyrlpm— Realidad Distópica (@RDistopica) August 2, 2022
A mineradora também pode perder o direito de acesso às jazidas de cobre na comunidade de Tierra Amarilla, onde está o buraco. A cratera está a menos de 600 metros do núcleo de moradia local e há indícios de que continua a crescer.
Multa=troco!!! Elas precisam ser maiores, somente assim, eles terão mais cuidado.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Tudo que os governos comunistas gostam, multar, arrecadar, dinheiro. Joguem o Boric dentro do buraco, antes que ele abra um maior na economia do Chile.
No Chile, o buraco é mais embaixo !